A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou na noite desta segunda-feira (13) que a Usina Hidrelétrica (UHE) Bugres, localizada na cidade de São Francisco de Paula, entrou em estado de emergência, indicando um risco iminente de ruptura e exigindo medidas urgentes para garantir a segurança das pessoas.
Com isso, o estado agora possui duas barragens em nível de emergência. Além da usina administrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Barragem Santa Lúcia, sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), também preocupa o governo estadual.
A Defesa Civil divulgou que está adotando todas as providências necessárias para proteger os moradores que vivem próximos às estruturas.
Nível de alerta
A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Forqueta, localizada em São José do Herval/Putinga, deixou de estar em nível de emergência e passou para o nível de alerta. Esse nível indica que há anomalias que representam risco à segurança da barragem, exigindo ações para garantir sua estabilidade. Outras barragens estão na mesma situação, incluindo:
- UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves
- UHE Dona Francisca, em Nova Palma
- Barragem Capané, em Cachoeira do Sul
- Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves
- Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra
Nível de atenção
Algumas barragens estão em nível de atenção, o que significa que há anomalias que não comprometem imediatamente a segurança da estrutura, mas exigem monitoramento e, possivelmente, reparos futuros. São elas:
- UHE Bugres - Barragem Divisa, em Canela
- UHE Bugres - Barragem do Blang, em Canela
- UHE Canastra, em Canela
- PCH Furnas do Segredo, em Jaguari
- Barragem do Saibro, em Viamão
- Barragem A - Assentamento PE Tupy, em Taquari
- Barragem Filhos de Sepé, em Viamão
- Barragem do Assentamento PE Belo Monte, em Eldorado do Sul
- Barragem Lomba do Sabão, em Porto Alegre
0 Comentários