O que significa RIP? Origem e usos da sigla ao longo da história


A sigla RIP – por vezes escrita como R.I.P. – tem origem no latim requiescat in pace e significa descanse em paz, em português. Por causa do sentido, inclusive, é extremamente popular em túmulos, cemitérios e epitáfios.

Apesar do significado em latim, a popularidade vem do uso em inglês – rest in peace -, com o mesmo significado. A influência de produtos norte-americanos como filmes, séries de TV e quadrinhos, por exemplo, acabou por popularizar a sigla utilizada em situações de luto.

Além dos sentidos em latim e inglês, a sigla também é muito comum no italiano. O sentido ainda é o mesmo, mas RIP nesse caso é traduzido como riposi en pace (de repouse em paz).

História da sigla RIP

O que significa RIP - origem e usos da sigla ao longo da história
shutterstock

Antes da popularização do uso de RIP, a frase mais comum nos túmulos dos primeiros cristãos era dormit in pace, traduzido como dorme em paz. Num sentido mais amplo, a ideia era dizer que a pessoa em questão morrera na paz da Igreja e agora estava unida com Cristo.

A sigla RIP começou a aparecer com maior frequência em lápides de meados do século V, mas foi só no século XVIII que explodiu em popularidade. Cristãos de vertentes anglicanas e metodistas, bem como católicos romanos, utilizavam a mensagem como esperança de oferecer paz a uma alma após a morte.

Outras variações da sigla incluem textos mais amplos, como “Requiescat in pace et in amore” ou “In pace requiescat et in amore”. Em latim, a frase completa quer dizer “que ele/ela descanse em paz e amor”.

RIP no mundo digital

O que significa RIP - origem e usos da sigla ao longo da história
Pro Crack Box

No mundo da tecnologia, a palavra rip (do inglês para cortar) significa realizar cópia de arquivos de outras mídias. Originalmente, ela surgiu para nomear o processo de retirar músicas de antigos cartuchos de vídeo-games.

Com o tempo, o sentido foi ampliado para a remoção de áudios em WAV ou MP3 de CDs, até que ganhou novas variações na pirataria. Quando o conteúdo de um DVD ou blu-ray é copiado, por exemplo, é comum dizer que ele foi ripado. O mesmo pode-se dizer de jogos distribuídos como cópias alternativas.

Na maioria das vezes, o processo de “rippar”, ou copiar, arquivos de uma mídia original não implica em perda de conteúdo o qualidade. No caso de games, no entanto, alguns copiadores podem escolher remover partes dos arquivos no processo, a fim de diminuir o tamanho de arquivos de download.

Apesar de rip originalmente significar cortar ou rasgar, em inglês, as mídias e os dados não sofrem danos no processo de cópia.

Outros usos

O que significa RIP - origem e usos da sigla ao longo da história
Meio Bit

Além do uso em lápides e na tecnologia, a sigla RIP também pode ser encontrada em vários outros usos. No Brasil, por exemplo, a Marinha tem o Registro Imobiliário Patrimonial, ou RIP.

Enfim, a sigla diz respeito a um número de Serviço Patrimonial da União que serve para fiscalizar e definir territórios pertencentes à organização.

Além disso, na internet a faz referência ao Routing Information Protocol. O protocolo é importante para garantir a padronização de troca de informações e dados entre conexões de internet no mundo todo.

Postar um comentário

0 Comentários