O que é bugar? Origem do termo no mundo da informática


Bugar é uma palavra que surgiu na língua portuguesa como forma de transformar em verbo o termo bug, em inglês. Originalmente, a palavra significa inseto, mas acabou ganhando novos sentidos no mundo da informática.

Em contextos de tecnologia, bug é um termo utilizado para referenciar falhas inesperadas que ocorrem em softwares e hardwares. Em alguns casos, as falhas podem ser inofensivas, mas em outros podem servir como porta de entrada para situações envolvendo roubo de informações e outros crimes digitais.

A partir do uso da palavra bug, surgiu a versão em verbo e com ela todas as variações de conjugação possíveis, como bugou, bugado, dentro outros.

Origem do termo

O que é bugar - significado e origem do termo no mundo da informática
Interesting Egineering

Em inglês, a palavra para inseto ganhou um novo sentido no ambiente da tecnologia a partir de 1947. Segundo relatos militares, em 9 de setembro o operador do computador Mark II, da Marinha dos Estados Unidos William Burke encontrou uma mariposa presa entre os fios de uma máquina que estava dando problemas.

Dessa maneira, ele precisou relator no diário que encontrou um bug (inseto) dentro da máquina. Eventualmente o termo acabou sendo adotado para fazer referências a outras falhas inesperadas percebidas nos equipamentos.

Com o tempo, ela se tornou popular entre jogadores de games digitais, em consoles ou PC. Uma vez que é comum encontrar problemas em vários jogos, mesmo após sua finalização, o público adotou o termo bug.

No Brasil, a palavra ganhou uma versão em verbo, como é comum com várias gírias importadas do inglês. Com o tempo, seu uso acabou sendo ampliado para fora dos games, fazendo referência até mesmo a “falhas” do cérebro, como esquecimentos ou confusões momentâneas.

Bugs famosos

O que é bugar - significado e origem do termo no mundo da informática
tilt

No mundo digital, alguns bugs ficaram famosos depois de provocarem danos históricos. Geralmente, o destaque ocorro por conta de comprometimentos marcantes em sistemas importantes, ou por serem percebidos por um grande número de pessoas, em redes sociais, por exemplo.

Por fim, no WhatsApp, é comum que usuários descubram códigos capazes de ativar bugs em smartphones, fazendo com que as mensagens sejam popularizadas e se tornem correntes entre o público.

Entretanto, o bug mais famoso das últimas décadas provavelmente é do milênio. Com a virada de 1999 para 2000, muitos temiam que os computadores encarariam o ano 00 do formato digital como 1900, provocando uma série de confusões de informações.

Postar um comentário

0 Comentários