Rio informa 1.177 mortes a menos por covid-19 após mudar fonte de dados


No primeiro dia de divulgação de dados após a prefeitura do Rio de Janeiro anunciar uma mudança na contagem de óbitos por covid-19, a cidade relatou 1.177 mortes a menos do que o informado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Segundo o painel Rio Covid-19, da prefeitura, a cidade acumulava 1.801 mortes em decorrência do coronavírus até ontem. Porém, no último boletim estadual, a capital aparecia com 2.978 óbitos na mesma data.
A divergência acontece porque a prefeitura passou a contabilizar as mortes a partir dos sepultamentos realizados diariamente, e não mais pelos dados de certidões de óbitos informados pelos cartórios.
De acordo com a prefeitura, a nova metodologia deve dar uma noção mais precisa dos impactos da pandemia, pois as informações dos cartórios tinham um atraso de até dois meses.

"O cartório emite dois documentos: uma guia de autorização de sepultamento e uma certidão de óbito. Isso vai para as secretarias de Saúde. Só que esse dado pode levar até 60 dias. O dado que a gente vai passar a informar é quantas pessoas são sepultadas por dia", disse secretária Municipal de Saúde, Ana Beatriz Busch, ao jornal "O Estado de S. Paulo" na última segunda-feira (25).

Fonte:O Estado de S. Paulo

Postar um comentário

0 Comentários