Teste dá negativo e indica que Trump não contraiu coronavírus de autoridades brasileiras


O presidente americano, Donald Trump, não contraiu o coronavírus. O teste a que ele se submeteu deu negativo para a doença, segundo o seu médico Sean P. Conley acaba de divulgar em uma nota nesta noite de sábado (dia 14).
Trump havia revelado que fez o exame nesta tarde de sábado. Na ocasião, disse que o resultado viria em “um ou dois dias”.
O estado de saúde de Trump começou a ser motivo de questionamento público nos Estados Unidos desde a revelação de que o secretário especial de Comunicação do governo brasileiro, Fábio Wajngarten, testou positivo para o coronavírus na última quinta-feira (dia 12). Wajngarten fez parte da comitiva brasileira — liderada pelo presidente Jair Bolsonaro — que esteve com o político americano no início da semana em Mar-a-Lago, na Flórida.
Bolsonaro se submeteu a um exame na quinta, cujo resultado foi anunciado ontem e deu negativo.
“Uma semana depois de ter jantado com a delegação brasileira em Mar-a-Lago, o presidente permanece livre de sintomas (do coronavírus)”, disse o Doutor Sean P. Conley na nota.
Em entrevista coletiva neste sábado na Casa Branca, em Washington, Trump explicou por que decidiu fazer o exame. “As pessoas estavam pedindo, eu fiz o teste”, afirmou.
O republicano, que usava um boné em que estava escrito USA (o equivalente em inglês para EUA), disse ainda que vai fechar a fronteira para viagens que tenham o Reino Unido e a Irlanda como origem, ampliando a lista inicial anunciada na quarta (dia 11) que já continha os países da Europa continental. A decisão levou pânico aos mercados globais no dia seguinte, por causa da avaliação de que pode derrubar ainda mais a economia global.