Veja primeiro teste do motor do foguete que Elon Musk quer levar a Marte

Reprodução / Twitter 

O plano de Elon Musk para ver a SpaceX conduzir missões na Lua e em Marte está mais próximo. Isso porque a empresa conduziu o primeiro teste do Raptor, a versão funcional do motor que equipará o foguete Starship.

Esse motor é uma versão aprimorada do testado em 2016 e usará como combustível metano e oxigênio líquido. É uma solução similar à utilizada pelo motor mais forte da Blue Origin, a empresa aeroespacial de Jeff Bezos e uma das principais concorrentes da SpaceX nesta espécie de "corrida espacial".

O teste do Raptor ocorreu no Texas (EUA) e foi documentado pelo próprio Musk em vídeos publicados no Twitter. 

Ao ser colocado em funcionamento, o motor emite um estrondo muito alto, além de promover um verdadeiro espetáculo visual em forma de labaredas.
Teste prático

A primeira avaliação do motor Raptor deverá ocorrer ainda em 2019, quando três unidades serão instaladas no foguete Starship para voos em pequenas altitudes.

A versão final do foguete deverá ter sete desses motores, enquanto a porção destinada a levar a Starship ao espaço contará com a propulsão de outros 31 motores.

Mesmo com esses testes marcados, ainda não há previsão para um voo do foguete ao espaço e, muito menos, para os tão aguardados voos turísticos. Ainda assim, a SpaceX já anunciou que há interessados nesta aventura e que, inclusive, dois turistas já depositaram quantias consideráveis para visitarem o espaço.