A maioria dos consumidores brasileiros vai a lojas físicas a para comprar presentes no Dia das Mães de 2025. Levantamento encomendado pela Abecs(Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) ao Instituto Datafolha indica que 73% dos entrevistados pretendem fazer as compras presencialmente.
As plataformas online concentram cerca de 25% da demanda. A intenção de compra presencial é maior entre mulheres (76%) do que entre homens (71%), enquanto os homens têm participação levemente superior nas compras online(28%, ante 22% das mulheres).
A CNC(Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) estima que o varejo movimentasse R$ 14,37 bilhões com a data comemorativa, um crescimento real de 1,9% em relação a 2024.
A projeção considera as vendas realizadas entre o final de abril e a primeira quinzena de maio. Segundo a CNC, o Dia das Mães é a segunda principal data para o comércio brasileiro, atrás apenas do Natal.
Vendas por setor
O setor de vestuário, calçados e acessórios lidera as expectativas de faturamento, com R$ 5,63 bilhões. Farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos somam R$ 3,02 bilhões, e o segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, R$ 1,85 bilhão.
Os estados com maior volume de vendas foram São Paulo(R$ 4,77 bilhões), Minas Gerais(R$ 1,79 bilhão) e Rio de Janeiro(R$ 1,59 bilhão), que juntos representam 57% do total.
Gasto por consumidor
A pesquisa da Abecs aponta que 62% da população tinha a intenção comprar presentes. O gasto médio por consumidor será de R$ 249, aumento de 8,7% em relação a 2024.
Os consumidores de 25 a 34 anos devem ter o maior ticket médio (R$ 279), seguidos dos de 18 a 24 anos (R$ 269). Por classe social, o maior valor médio está nas classes A/B (R$ 295), seguido pelas classes C (R$ 244) e D/E (R$ 209).
A região Norte apresenta o maior valor médio por compra (R$ 271), enquanto o Sudeste lidera em volume total de vendas, com R$ 6,7 bilhões. O Centro-Oeste registra a maior variação percentual, com crescimento de 18,8% nas vendas.
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