Uma pesquisa da Universidade de Tecnologia de Queensland revelou que Elon Musk, proprietário da rede social X (antigo Twitter), modificou o algoritmo da plataforma para aumentar a visibilidade de suas próprias publicações e de perfis ligados ao Partido Republicano.
O estudo, conduzido por Timothy Graham e Mark Andrejevic, analisou postagens feitas por Musk e outros perfis entre 1º de janeiro e 25 de outubro, período que antecedeu as eleições presidenciais dos Estados Unidos, vencidas por Donald Trump.
Aumento de métricas
Os resultados apontaram um crescimento significativo nas métricas das postagens de Musk durante o período: as visualizações subiram 138%, enquanto as republicações aumentaram 238%. Perfis de republicanos, incluindo políticos e apoiadores, também registraram maior engajamento em comparação com democratas.
Histórico de manipulação de algoritmos
Essa não é a primeira vez que Musk é acusado de alterar o algoritmo do X para se beneficiar. Em fevereiro de 2023, ele teria ameaçado demitir engenheiros da plataforma após um de seus posts obter menos visualizações que uma publicação do presidente Joe Biden.
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