O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará novamente com o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT-BA), nesta terça-feira (11) para discutir as articulações com o Congresso Nacional e organizar os trabalhos dos ministérios.
Lula busca aprimorar a relação com os parlamentares para evitar novas derrotas, como as que ocorreram nas últimas semanas. Deputados e senadores têm reclamado da falta de diálogo do Palácio do Planalto tanto com a Câmara quanto com o Senado.
Lula também tem sido criticado por participar pouco das reuniões com os congressistas, comportamento diferente do que teve nos dois primeiros mandatos (2003 a 2010). O presidente exigirá maior esforço de Rui Costa nas negociações com o Congresso e nos trabalhos internos.
O petista tem se incomodado com a pouca entrega de alguns ministros e com a falta de apoio político para aqueles com perfil mais técnico. Ele frequentemente usa a ministra da Saúde, Nísia Trindade, como exemplo, apontando sua pouca experiência política e defendendo que a sustentação precisa ser feita por Rui Costa e Alexandre Padilha (PT-SP), ministro das Relações Institucionais.
Lula e a comunicação
Outro ponto que tem gerado incômodo a Lula é a comunicação. Na avaliação dele, o governo precisa explicar melhor os projetos para a população. O chefe do executivo acredita que sua gestão realizou muitas entregas, mas que não chegam à população de maneira adequada, perdendo a narrativa para os opositores.
O maior exemplo usado por ele é o projeto Pé de Meia. O presidente avalia que o programa deveria ser seu novo Bolsa Família, mas que o governo não tem conseguido ser claro na comunicação tanto com os beneficiários quanto com aqueles que não são diretamente impactados pelo projeto, mas se preocupam com ações sociais e distribuição de renda.
Após a reunião, Lula viajará para o Rio de Janeiro, onde participará da Cerimônia Nacional de Premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
0 Comentários