Na estreia do técnico Fernando Diniz no comando da seleção brasileira, o time canarinho goleou a Bolívia por 5 a 1, nesta sexta-feira (08), no estádio Mangueirão, em Belém, pela primeira rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.
A partida também foi marcante para Neymar. O atacante fez dois gols, chegou aos 79, ultrapassou Pelé e se tornou o maior artilheiro da história da seleção brasileira.
O jogo
Quando a bola rolou no Mangueirão, o que se viu foi a Seleção tentando
colocar em prática o estilo de jogo característico dos times comandados
por Fernando Diniz, com posse de bola e bastante movimentação. E foi
exatamente assim que o time canarinho criou a primeira grande chance de
abrir o placar. Após linda tabela entre Rodrygo e Neymar, o zagueiro
Jusino colocou a mão na bola e o juiz marcou pênalti, aos 13 minutos.
Neymar foi para a cobrança, mas bateu fraco, no canto direito, e o
goleiro Viscarra defendeu.
A oportunidade desperdiçada não abateu o Brasil, que continuou pressionando e não demorou para chegar ao gol. Aos 23 minutos, Danilo deu um belo passe para Raphinha que, já dentro da área, pela direita, bateu cruzado. O goleiro espalmou, a bola bateu na zaga boliviana e sobrou livre para Rodrygo, que só precisou empurrar para o fundo das redes: 1 a 0 para a seleção brasileira.
Mesmo após o gol, a equipe de Diniz seguiu em cima da Bolívia, sem dar espaço para o adversário respirar. Os jogadores canarinhos criaram boas chances para ampliar o placar, mas pararam nas grandes defesas do goleiro Viscarra e foram para o intervalo com a vantagem mínima.
O Brasil voltou para a etapa final com o mesmo ritmo, sufocando a Bolívia, e chegou ao segundo gol logo no primeiro minuto. Após receber passe de Neymar no bico da grande área pela direita, Raphinha ajeitou para o pé esquerdo e bateu com categoria para deixar a Seleção ainda mais tranquila na partida.
Aos 7 minutos, a vitória virou goleada. Rodrygo recebeu uma ótima assistência de Bruno Guimarães, invadiu a área e tocou na saída de Viscarra para fazer o terceiro do Brasil e o segundo dele no jogo.
Para a festa ficar completa, Neymar também decidiu participar do atropelo. Aos 15 minutos, após Rodrygo tentar uma jogada individual dentro da área, a bola sobrou para Neymar, que bateu forte, sem chances para o goleiro: 4 a 0. O tento foi histórico para o camisa 10, que chegou aos 78 gols, ultrapassou Pelé, segundo números da Fifa, e se tornou o maior artilheiro da história da seleção brasileira.
Pouco depois, a Bolívia conseguiu fazer seu gol de honra. Ábrego recebeu lançamento no campo de ataque, conduziu a bola e acertou um belo chute no alto, para diminuir o prejuízo.
Ainda deu tempo para Neymar deixar mais um. Nos acréscimos, o atacante recebeu um cruzamento de Raphinha na medida, bateu de primeira, fez o quinto do Brasil e deu números finais ao jogo.
0 Comentários