Ministra da Agricultura descarta intervenção nos preços dos alimentos

 


A ministra da Agricultura, Tereza Cristina , afirmou, nesta quinta-feira (10), que o governo não fará nenhum tipo de intervenção nos preços dos principais alimentos da cesta básica. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Tereza Cristima voltou a afirmar que "não existe risco de desabastecimento no país". Na terça-feira, a ministra disse que não há risco de falta de arroz.

"Muita gente está em casa (na pandemia) . Então, arroz, feijão e óleo foram mais consumidos. Onde elas comiam antes? Em outros lugares, mas quando você vai em um fast food ninguém come arroz e feijão", afirmou a ministra, confirmando o aumento do consumo. "Alguns dizem de 'ah, mas exportou muito'. Sim, mas nós temos estoque para abastecer o consumidor. A gente tem que cuidar para que não sejam preços abusivos, mas que não deixem margem para escassez de alimentos. Isso é tudo um equilíbrio. Um jogo que tem que ser colocado", completou Tereza Cristina .

Na quarta-feira, a ministra confirmou o pedido para zerar a Tarifa Externa Comum ( TEC ) para importar o arroz de países de fora do Mercosul. A Câmara de Comércio Exterior ( Camex ) decidiu pela isenção de 400 mil toneladas do produto, até 31 de dezembro deste ano.

Com a medida, esse volume de arroz poderá entrar no país sem pagar a tarifa de até 12%. A decisão de zerar a tarifa é uma tentativa do governo de incentivar a importação do produto e evitar um desabastecimento no país. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina , disse na terça-feira, que não há risco de falta de arroz.

Postar um comentário

0 Comentários