Eduardo Pazuello diz que inverno fez casos de covid-19 aumentarem


O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, disse na 4ª feira (22.jul.2020), que há 1 aumento de casos de covid-19 e que isso “faz parte do inverno”.
Há uma realidade de aumento dos casos de contaminação agora. Faz parte do inverno, da mudança social durante o inverno. Isso faz com que contaminação aumente. Mas fica claro que a curva de contaminação aumentar não significa a curva de mortes aumentar”, afirmou o ministro.
Segundo ele, menos mortes devem ser registradas nos próximos dias. Também diz que existe uma estrutura mais forte para diagnóstico e atendimento que vai fazer com que os casos não cheguem ao conhecimento das unidades de saúde apenas quando estiverem em estágio avançado.

Pazuello participou de uma reunião no Coes (Centro de Operações de Emergências em Saúde) com outras autoridades sanitárias em Santa Catarina. Quando perguntado sobre a descentralização da gestão da crise em Santa Catarina, ele afirmou que as medidas tomadas pelos gestores locais no combate a pandemia “estão acontecendo bem”.
Medidas preventivas, afastamento social, testes e todas as medidas que o gestor da ponta da linha tem a disposição para trabalhar, ferramentas de acompanhamento de graus de risco… isso já está sendo utilizado. E está acontecendo como foi preconizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). E a gente acha realmente que as coisas estão acontecendo bem”, afirmou em entrevista.
A autonomia dos Estados e municípios a respeito das medidas de combate à crise, reconhecida pelo STF, é 1 dos principais argumentos do presidente Jair Bolsonaro para se isentar das consequências da pandemia. Com tudo, o entendimento aplicado pelo Supremo é que Estados, Municípios e União podem atuar nas suas respectivas esferas.

Postar um comentário

0 Comentários