Governo Bolsonaro publica exoneração de Regina Duarte


O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira a ‘exoneração a pedido’ da atriz Regina Duarte do comando da Secretaria Especial da Cultura. A exoneração é assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias.
Regina Duarte ficou poucas semanas à frente da secretaria, e o anúncio de sua saída foi feito em vídeo publicado no Facebook por Bolsonaro no dia 20 de maio, quando o próprio presidente informou que ela assumiria o comando da Cinemateca Brasileira, administrada pelo governo federal.

Na ocasião, a atriz classificou como “um presente” sua nomeação para a Cinemateca, sediada em São Paulo e que enfrenta crise com salários atrasados e acervo ameaçado.
Durante sua passagem no governo, Regina não assinou nenhum despacho da pasta da Cultura. As únicas medidas articuladas por sua equipe foram portarias que flexibilizaram as regras da Lei Rouanet para projetos atingidos pela crise da pandemia da Covid-19.

O ator Mario Frias, famoso como galã de “Malhação”, no final dos anos 1990, recebeu o convite de Bolsonaro para assumir a Secretaria. A classe artística reagiu à nova mudança com críticas à apatia da gestão de Regina à frente da Secretaria, preocupação com o futuro da Cinemateca e descrença quanto ao trabalho do próximo secretário.

Postar um comentário

0 Comentários