EUA anunciam proibição de entrada de viajantes vindos do Brasil


Por conta do aumento de casos de coronavírus no Brasil, os Estados Unidos anunciaram neste domingo, 24, a proibição da entrada de viajantes vindo do país.
O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com o maior número de contaminados, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 1,6 milhões de casos. O presidente americano Donald Trump já havia indicado que faria o bloqueio há alguns dias.
Neste domingo, o Brasil chegou a 363.211 casos confirmados de covid-19 e 22.666 mortes.
De acordo com comunicado da secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, a ação vai garantir que estrangeiros no Brasil não se tornem fonte adicional de infecções.

“Essas novas restrições não se aplicam aos voos comerciais entre os EUA e o Brasil”, diz a nota.
Segundo a embaixada dos EUA no Brasil, a proibição passa a valer a partir de 00h59 (horário de Brasília) de 29 de maio, sexta-feira.
O assessor especial da Presidência da República do Brasil para Assuntos Internacionais, Filipe G. Martins, afirmou em sua conta no Twitter que, ao banir temporariamente a entrada de brasileiros nos EUA, o governo americano está seguindo parâmetros quantitativos previamente estabelecidos, que alcançam naturalmente um país tão populoso quanto o Brasil.
“Não há nada específico contra o Brasil. Ignorem a histeria da imprensa”, acrescentou.
Pouco antes do anúncio da Casa Branca, o chanceler Ernesto Araújo afirmou, também no Twitter, que em conversa neste domingo com representantes da Casa Branca, “dentro da ótima cooperação Brasil-EUA no combate ao Covid-19”, recebeu a notícia de que Trump determinou a doação de 1.000 respiradores ao Brasil.
“Parceria produtiva entre duas grandes democracias”, afirmou.
O Brasil implementou restrições semelhantes à entrada de estrangeiros, inclusive dos EUA, em 30 de março, e as prorrogou por duas vezes desde então, destacou a embaixada norte-americana.
O conselheiro de segurança nacional norte-americano, Robert O’Brien, disse mais cedo ao programa ‘Face the Nation’ da rede CBS esperar que a medida possa ser reconsiderada em algum momento.
“Esperamos que seja temporário, mas, devido à situação no Brasil, tomaremos todas as medidas necessárias para proteger o povo americano”, disse O’Brien.
O Brasil ultrapassou na sexta-feira a Rússia e se tornou o segundo país do mundo em casos de coronavírus, perdendo apenas para os EUA. Dados neste domingo mostraram que o país já registra 22.666 mortes e 363.211 casos de Covid-19.
Trump havia dito na terça-feira que estava considerando impor uma proibição de viagens para passageiros provenientes do Brasil.
“Não quero pessoas vindo para cá e infectando nosso povo. Também não quero que as pessoas fiquem doentes por lá. Estamos ajudando o Brasil com respiradores… O Brasil está tendo problemas, não há dúvida sobre isso”, acrescento Trump a repórteres na Casa Branca.
O’Brien disse que os EUA analisarão as restrições para outros países do hemisfério sul, país a país.
Trump suspendeu a entrada da maioria dos viajantes da China, onde o surto começou, em janeiro. No início de março, ele impôs restrições de viagem a pessoas vindas da Europa.
As novas restrições impedem a maioria dos cidadãos não americanos que tenha estado no Brasil no período de até 14 dias antes da tentativa de entrada nos EUA. Além dos norte-americanos, serão isentos residentes permanentes legais ou indivíduos que se enquadrem em alguma das exceções listadas de viajar para os EUA.

Postar um comentário

0 Comentários