Brasil bate novos recordes e tem 125.218 casos confirmados e 8.536 mortes

O Brasil tem um total de 8.536 mortes e 125.218 pessoas com coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira, 6. Em um dia foram confirmados mais 615 óbitos, o que representa um novo recorde desde o começo da pandemia. A maior alta em 24 horas também foi registrada na testagem de casos positivos, com 10.503.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, explicou que a alta não significa que as mortes confirmadas ocorrem neste período de um dia. Segundo ele, nesta quarta, um total de 11 pessoas perderam a vida em decorrência da covid-19.
“Não estamos falando que os 615 [óbitos] ocorreram de ontem para hoje. O que nós tivemos foi uma atualização da classificação final da ficha de identificação que estava em investigação”, disse.
O Brasil ocupa a sexta posição entre as nações com maior número de óbitos. Entre as infecções confirmadas está em nono. Nas primeiras posições estão Estados Unidos, Espanha, Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e Turquia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Teich recomenda lockdown para cidades críticas

O ministro da Saúde, Nelson Teich, admitiu pela primeira vez que a adoção de medidas de fechamento total (lockdown) de cidades, com manutenção apenas de serviços essenciais, deve ser efetivada no país em determinados casos.
A declaração do ministro não só se contrapõe ao que defende e diz diariamente o presidente Jair Bolsonaro, que ainda ontem afirmou que a disseminação da doença estaria em queda e que as pessoas tinham de voltar ao trabalho, como também chancela os atos de governadores e prefeitos que já aderiram ao fechamento total em cidades como Belém (PA), São Luiz (MA) e Fortaleza (CE) entre outras.
“Se você tiver situação onde há uma alta incidência da doença, uma infraestrutura baixa e vê a doença crescendo, você vai buscar um distanciamento cada vez maior. Isso é o extremo da gravidade da situação”, disse.

46 milhões testados

O Ministério da Saúde apresentou um plano que pretende testar 22% da população brasileira, ou seja, 46 milhões de pessoas. Serão cinco etapas de duas estratégias chamadas de Confirma Covid-19 e Testa Brasil.



Postar um comentário

0 Comentários