Teste com o remédio usado no tratamento da Aids contra Covid-19


Um remédio usado com frequência no tratamento da Aids tem um efeito promissor no combate ao novo coronavírus.
Outra boa notícia é que, assim como a cloroquina, ele é fabricado em larga escala no Brasil.
Publicada no último domingo (5), uma pesquisa da Fiocruz realizada in vitro constatou que o medicamento atazanavir é capaz de inibir a replicação do coronavírus.
Ele também consegue reduzir a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório nos pulmões e, portanto, ao agravamento do quadro clínico da doença.
Os especialistas também analisaram o uso combinado do atazanavir com o ritonavir, um outro fármaco utilizado no combate ao HIV.
Segundo o portal Terra, o virologista Thiago Moreno, principal autor do estudo, declarou:
“A análise de fármacos já aprovados para outros usos é a estratégia mais rápida que a ciência pode fornecer para ajudar no combate à Covid-19, juntamente com a adoção dos protocolos de distanciamento social já em curso.”
Coordenada pelo CDTS/Fiocruz, a pesquisa envolve também cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) – incluindo os Laboratórios de Vírus Respiratórios e do Sarampo, de Imunofarmacologia, de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas, e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), além do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e da Universidade Iguaçu.

Postar um comentário

0 Comentários