Receita vai regularizar CPFs suspensos para poder liberar auxílio de R$ 600


A Receita Federal informou nesta quinta-feira (9) que vai regularizar automaticamente até esta sexta-feira os CPFs que estão suspensos por pendências eleitorais. Estar com o documento em dia é uma das exigências para receber o auxílio emergencial de R$ 600 que começou a ser pago pelo governo.

Nos últimos dois dias, parte dos trabalhadores que tentaram se cadastrar para receber o  auxílio  não conseguiram finalizar o registro justamente por causa dessa pendência. A suspensão do CPF ocorre quando um eleitor deixa de votar e não justifica, por exemplo.
O problema é que, por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), os cartórios eleitorais onde a regularização poderia ser feita estão fechados. Por isso, a Receita mudou os procedimentos internos e fará a regularização automaticamente.
"Foi iniciado na madrugada de hoje (9/4) o processamento para regularizar os CPFs suspensos por pendências eleitorais , não passíveis de saneamento neste momento junto aos cartórios eleitorais pois esses se encontram fechados por conta da pandemia da Covid-19", informou o Fisco em nota.
O órgão disse ainda que o processo deve terminar nesta sexta-feira (10), mas a atualização nos sistemas da Caixa Econômica Federal, responsável pelo cadastro e pelo pagamento, pode demorar mais. "O reflexo dessa regularização nos ambientes informatizados da Caixa dependerá do período necessário para processamento nos sistemas daquela instituição", afirmou.

Postar um comentário

0 Comentários