Hong Kong registra 1ª morte por coronavírus

 

Autoridades da cidade semi-autônoma chinesa de Hong Kong confirmaram nesta 3ª feira (4.fev.2020) a morte de 1 homem por coronavírus. É a 1ª morte pela doença no local. A vítima é 1 homem de 39 anos que estava entre os 14 casos de infecção confirmados na região.

Essa é a 2ª morte fora da China continental. No final de semana, 1 chinês de 44 anos que estava em Manila, nas Filipinas, morreu em decorrência do novo vírus. Atualmente, existem 20.640 casos confirmados de coronavírus em 25 países, incluindo 427 mortes.

14 CASOS SUSPEITOS NO BRASIL

Boletim do Ministério da Saúde mostra que 14 pacientes são monitorados no país por suspeita de terem sido infectados por coronavírus. Antes do meio-dia de 2ª feira (3.fev), 16 casos eram considerados suspeitos, mas 2 foram excluídos.
Segundo o ministro Luiz Mandetta (Saúde), o Brasil vai decretar estado de emergência pública quanto ao coronavírus, mesmo sem a confirmação de casos. Segundo o ministro, a medida é indispensável para a repatriação dos 40 brasileiros que estão na cidade de Wuhan, na província de Hubei, região central da China.
Até o momento, o ministro descartou barrar a entrada de chineses ou de viajantes vindos da China no Brasil, como foi feito pelos Estados Unidos. “Essa é uma medida inócua, sem nenhuma eficácia comprovada.”
O ministro falou que o protocolo de quarentena para os brasileiros vindos de Wuhan será de 18 dias.
“São 4 dias de margem de segurança. Ainda estamos organizando a logística. A operação de busca será feita pelo Ministério da Defesa. A articulação com a China é do Ministério das Relações Exteriores. Mas haverá 1 exame admissional feito pelo Ministério da Saúde para o embarque.”