
Só que os anos passaram, o custo de produção dos câmbios automáticos caiu por conta da maior demanda por este equipamento e os automatizados foram deixados de lado.
Hoje, o Fiat Cronos 1.3 (vendido por R$ 66.690) é o único modelo equipado com a controversa transmissão, que nunca caiu no gosto de uma parcela de motoristas por conta dos solavancos causados pelo sistema - que, é bom frisar, é bem diferente de uma caixa automática.
Quais são as diferenças?

Câmbio GSR do Fiat Cronos é acionado por botões
Imagem: Murilo GóesO sistema eletrohidráulico FreeChoice, fabricado pela Magneti Marelli, é o mais popular no mercado e equipava modelos de Fiat (conhecido pelos nomes Dualogic ou GSR) e Volkswagen (cujo nome comercial era I-Motion). Uma central eletrônica de transmissão gerencia o sistema, que atua em conjunto com a central eletrônica do motor e determina a marcha mais adequada de acordo com condições como velocidade e pressão no pedal de acelerador.
Já o sistema 100% eletrônico foi produzido pela ZF Sachs e possui três motores elétricos de corrente contínua, responsáveis por administrar o acionamento da embreagem, seleção e engate das marchas. Não há contato mecânico entre alavanca de câmbio e caixa da transmissão, e um módulo de controle atua com o módulo do motor, que determina qual marcha engatar de acordo com a velocidade do veículo e a pressão no pedal de acelerador. Os Renault Sandero e Logan utilizavam este tipo de transmissão, chamada pela marca de Easy-R.
Cuidado com os trancos

Stilo foi um dos carros automatizados mais famosos da Fiat
Imagem: DivulgaçãoMas isso não era exclusividade da caixa fabricada pela Magneti Marelli. Pelo menos os trancos diminuíam consideravelmente se o motorista tirasse o pé do acelerador a cada troca de marcha. Bastava apenas identificar o momento em que a caixa realizava as trocas.

Câmbio automatizado ficou conhecido pelos solavancos nas trocas de marcha
Imagem: DivulgaçãoSendo assim, o motorista precisava ter cuidado para não acelerar demais ao fazer uma baliza, por exemplo. Posteriormente, esse inconveniente foi corrigido com uma função chamada "creeping", na qual o carro se movimentava de forma mais suave sem a necessidade de acelerar demais.
Manutenção é mais cara

VW também apostou no câmbio automatizado, que equipou modelos como o Gol
Imagem: DivulgaçãoPorém, o valor do reparo pode ser bem maior do que em um carro com câmbio manual devido ao maior custo de mão de obra, justamente por conta dos motivos citados acima.