Petrobras assina contrato de venda da Liquigás por R$ 3,7 bilhões

 

A Petrobras anunciou nesta 3ª feira (19.nov.2019) a assinatura do contrato para a venda da totalidade da sua participação na Liquigás Distribuidora S.A. O acordo foi firmado com as empresas Copagaz e Nacional Gás Butano. O valor da venda é de R$ 3,7 bilhões. Como parte da estruturação da operação, será realizado investimento acionário minoritário por parte da Itaúsa na Copagaz.
A Liquigás atua no engarrafamento, na distribuição e na comercialização de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil. Presente em quase todos os Estados brasileiros, ela conta com 23 centros operativos, 19 depósitos, uma base de armazenagem e carregamento rodoferroviário e uma rede de aproximadamente 4.800 revendedores autorizados, tendo 21,4% de participação de mercado.
A Copagaz foi fundada em 1955 e é a  maior empresa de GLP do Brasil. A companhia conta com uma rede de revendas com 2.700 representantes, distribuindo para cerca de 1.800 municípios.
Já a Nacional Gás Butano é a empresa de energia do Grupo Edson Queiroz, do Ceará, e atua há 68 anos na distribuição de GLP, atendendo cerca de 7,5 milhões de famílias e aproximadamente 17 mil empresas por meio de uma rede de 44 filiais e 3.500 revendedores.
Por fim, a Itaúsa é uma holding brasileira de investimentos, com mais de 40 anos de trajetória.
As informações foram divulgadas em nota distribuída pela Petrobras. A operação está de acordo com as diretrizes para desinvestimentos da empresa e com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista federais, previsto no Decreto 9.188/2017.