
As cifras foram declaradas pelos próprios partidos ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Esses dados ficam disponíveis no repositório de dados eleitorais.
Partidos e mídia
os principais gastos dos partidos com aquisição e assinatura de periódicos em 2018
empresa | valor |
---|---|
Agência Estado | R$ 67,6 mil |
Folha da Manhã | R$ 31,7 mil |
Globo* | R$ 29,6 mil |
O Estado de S. Paulo | R$ 23,4 mil |
*soma de gastos com diferentes CNPJs do Grupo Globo
fonte: TSE
fonte: TSE
A empresa de mídia que vendeu, em valores, mais assinaturas para partidos políticos em 2018 foi a Agência Estado: R$ 67,6 mil, aproximadamente. O principal negócio da firma é o fornecimento de informações sobre política e economia em tempo real.
Na 4ª posição ficou o jornal O Estado de S. Paulo, com cerca R$ 23,4 mil. O jornal e a agência são propriedade do mesmo grupo empresarial, o Grupo Estado.
Na 2ª colocação vem a Folha da Manhã, empresa que edita o jornal Folha de S.Paulo. Foram R$ 31,7 mil em 2018. Com CNPJs do Grupo Globo, o gasto foi de 29,6 mil.
Jornais locais
Entre os jornais de circulação local, o Correio Braziliense foi o que mais faturou com assinaturas de partidos. Por ser da capital federal, o Correio tem notícias de política nacional e pode entregar exemplares nos diretórios nacionais das siglas. Foram R$ 11.834,24 em 2018.
Em seguida, vem O Estado de Minas, de Belo Horizonte, com R$ 11.834,24. Depois, a Zero Hora, de
Porto Alegre, que vendeu R$ 7.158,50 em assinaturas a partidos. Na 4ª
colocação da mídia regional vem outra empresa da capital gaúcha: a
Caldas Júnior, que edita o Correio do Povo. Foram R$ 6.120,00.