
Ao longo do tempo, conceitos sobre uso e manutenção se perpetuaram, mas nem todos ainda fazem sentido. Muita coisa é verdadeira, claro. Outras, porém, não passam de mitos.
Uma lista de mitos e verdades sobre carros parece não ter fim. Eu listei algumas, mas tenho certeza de que o leitor se lembrará de outras nos comentários. Vamos lá:
Andar na 'banguela' (em ponto morto) economiza combustível: MITO
Já faz uns 20 anos que a injeção eletrônica se popularizou no Brasil. Antes disso, cabia ao carburador a função de "alimentar" o motor. Numa descida, deixar o câmbio em ponto morto fazia com que o motor trabalhasse em marcha lenta. Consequentemente, o consumo era menor, no caso desses carros carburados.Essa prática não é nada segura e já não faz mais sentido do ponto de vista da economia. Acontece que, nos motores com injeção eletrônica, o combustível para de ser injetado ao descer engrenado numa descida.
O próprio movimento das rodas faz com que o motor continue girando, sem a necessidade de uma gotinha qualquer de combustível.
Calibrar pneus ainda frios: VERDADE

É muito simples entender isso. A pressão do ar muda quando ele está quente. Portanto, o número indicado no calibrador não irá informar a pressão exata do pneu.
Em carros flex, precisa alternar o combustível aos poucos: MITO

O ponto é que, se a ideia é poder usar qualquer um dos combustíveis em qualquer proporção, não faz sentido acreditar que é preciso alternar os combustíveis aos poucos para não estragar o motor.
Já que o carro é flex e aceita álcool ou gasolina, que fique a critério do motorista decidir qual combustível usará, na proporção e no momento que quiser.
Minha dica é a seguinte: se seu carro ainda tem o tanquinho de partida a frio, abasteça sempre com gasolina aditivada (que dura mais) e nunca o deixe vazio, para não ressecar as mangueiras.
Faz mal para o motor andar com o tanque na reserva: MITO

Quanto à questão da sujeira, isso não faz sentido, pois a aspiração é feita no fundo do tanque. Sendo assim, a sujeira sempre seria aspirada, estando o tanque cheio ou na reserva.
Em relação ao superaquecimento, é a passagem interna do combustível pela bomba que resfria essa peça, e não o fato de ela estar submersa.
Uso periódico do ar-condicionado evita problemas no sistema: VERDADE

A principal causa disso é a falta de uso, pois as mangueiras ressecam e permitem o vazamento do gás. Isso é tão verdadeiro que alguns fabricantes, no Manual do Proprietário, recomendam o uso do ar-condicionado nem que seja durante 15 minutos por semana.
É preciso aquecer o motor antes de sair com o carro: MITO

Mas isso ficou no passado e só se mantém se você ainda é dono de um "antiguinho". Hoje em dia, o carro está sempre disposto para o que der e vier. Minha única recomendação é que não abuse das altas rotações quando ainda estiver frio.
Manter o pé no pedal de embreagem: VERDADE

Uma coisa é certa: a embreagem terá um desgaste prematuro. Isso é tão verdadeiro que já avaliei muitos carros com baixa quilometragem nos quais o pedal estava "pesado".
Por outro lado, também já vi muitos veículos com quilometragens altas e pedal "leve", apesar de ser o mesmo que saiu de fábrica com o carro.
Manter a mão na alavanca de câmbio: VERDADE

Se você é daqueles que guiam a maior parte do tempo com apenas uma mão ao volante, pelo menos não deixe a direita sobre a alavanca do câmbio.
Atravessar lombadas ou valetas na diagonal danifica a carroceria: MITO
Essa é antiga, geralmente passada de geração para geração. Não sei se fazia algum sentido no passado, quando a rigidez dos carros era bem menor. Hoje, contudo, isso não faz sentido algum.Não é uma simples valeta ou lombada que vai danificar uma estrutura tão parruda quanto a da carroceria de um carro.
Trocar discos de freio sempre que for trocar as pastilhas: MITO

Se os discos estiverem acima do limite mínimo para uso, uma simples retífica permitirá que eles rodem por mais alguns milhares de quilômetros.
Trocar o filtro de óleo a cada duas trocas de óleo: VERDADE

Além do mais, o custo do filtro é baixo. Portanto não há razão para não fazer a troca em conjunto.
Não se deve andar com vidros abertos em carros blindados: VERDADE

Ao deixar o vidro aberto nessa situação, a chance de danificá-lo num curto prazo é grande. Portanto, além do motivo óbvio da segurança que um comprador de carro blindado busca, não é aconselhável dirigir com os vidros abertos.
Consumo do álcool é 70% em relação à gasolina em carros flex: MITO

Por exemplo: seu veículo pode consumir 50% mais de álcool em relação à gasolina, enquanto o do seu vizinho gasta apenas 15% a mais.
Não podemos usar essa média de 70% para todos os automóveis. E é por isso que recomendo que você faça o teste no seu veículo.
Encha o tanque com gasolina, meça o consumo e depois faça o mesmo com álcool. Compare os números, descubra a relação do seu carro e aplique-a na hora de comparar com os preços e tomar a decisão certa de qual combustível será mais amigo do seu bolso.