
“As pessoas têm
dificuldades para entender as URLs”, comentou Adrienne Porter Felt,
diretora de engenharia da equipe responsável pelo Chrome, em entrevista à
Wired.
“Queremos chegar a um lugar no qual a identidade da web seja
inteligível para todos — que eles saibam com quem estão falando quando
usam um site e possam refletir se é possível confiar.”
O
avanço da web aumentou e complicou os endereços, o que é um problema
especialmente para quem navega em smartphones, que têm menos espaço do
que os PCs para exibir endereços completos. Essa característica também
favorece a realização de golpes com páginas falsas — e são esses os
problemas mirados pela Google.
Soluções?
Apesar
disso, ainda não se sabe ao certo como a Google pretende simplificar ou
mesmo eliminar, em último caso, uma das características mas intrínsecas
da web em si. Uma dica, porém, veio da própria Porter Felt. Ao
responder uma pergunta de um seguidor no Twitter, a executiva defendeu
que a Google trabalha em uma maneira de dar mais destaque aos
identificadores de identidade das URLs.
“Estamos
explorando formas de chamar a atenção para os indicadores de identidade
corretos nos momentos certos”, escreveu a executiva.
Ainda
na entrevista à Wired, Porter Felt adianta que a equipe da Google
responsável por pensar em uma alternativa já sabe que, qualquer que
seja, a proposta feita pela equipe do Chrome será controversa. “Esse é
um dos desafios de uma plataforma realmente velha e ampla”, comentou.