Uma falha significativa nos sistemas de TI causou interrupções em várias operações globais nesta sexta-feira (19), afetando companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e o setor de telecomunicações.
Nos Estados Unidos, as principais companhias aéreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam temporariamente seus voos devido a "problemas de comunicação", conforme relatado pela Administração Federal de Aviação (FAA).
Problemas semelhantes foram registrados em aeroportos de Berlim (Alemanha), Amsterdã-Schiphol (Países Baixos), Hong Kong e em todos os aeroportos da Espanha, de acordo com os administradores desses terminais.
Na Suíça, o aeroporto de Zurique, o maior do país, também interrompeu seus pousos.
Além das companhias aéreas e aeroportos, o apagão cibernético afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico.
No Reino Unido, a programação do canal Sky News foi interrompida. Na Austrália, a emissora nacional ABC relatou que seus sistemas foram comprometidos por uma falha "grave".
A empresa australiana de telecomunicações Telstra atribuiu os cortes a "problemas globais" relacionados ao software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
Em comunicado, a Microsoft afirmou que estava implementando "medidas" para mitigar a situação após os problemas detectados.
"Nossos serviços estão apresentando melhorias contínuas enquanto seguimos adotando medidas de mitigação", escreveu a empresa na rede social X.
Ainda não está claro se os problemas mencionados pela Microsoft estão diretamente relacionados às falhas de TI em nível global.
A autoridade nacional de segurança cibernética da Austrália informou que o "apagão em larga escala" estava relacionado a uma "plataforma de software de terceiros" e que até o momento não havia indícios de envolvimento de hackers no incidente global.
Grandes filas foram registradas no aeroporto de Sydney.
Companhias aéreas como Air France, KLM (Países Baixos) e Ryanair (Irlanda) também enfrentaram problemas em suas redes, assim como as indianas IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.
Além disso, o provedor de serviços em nuvem AWS declarou que estava "investigando relatos de problemas de conectividade com instâncias Windows EC2 e Workspaces dentro da AWS."
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