Bolsonaro diz que vai procurar WhatsApp para impedir acordo com TSE

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (16) que vai procurar representantes do WhatsApp no Brasil para tratar do acordo firmado entre o aplicativo e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que deixou somente para depois das eleições a incorporação na plataforma de uma função que amplia o alcance de mensagens.

Especialistas relataram à plataforma preocupação acerca da nova funcionalidade, que pode turbinar a disseminação de notícias falsas e ataques virtuais durante o período eleitoral. 

"Já conversei com o (ministro das Comunicações) Fábio Faria, vai conversar com representante do WhatsApp aqui no Brasil para explicar (o acordo). Se ele (WhatsApp) pode fazer um acordo com o TSE, pode fazer comigo também, por que não?", disse Bolsonaro, em entrevista à CNN Brasil.

O aplicativo anunciou na quinta-feira (14) que vai lançar uma nova funcionalidade no Brasil , chamada Comunidades, no próximo ano. O recurso vai possibilitar que administradores reúnam diferentes grupos sob um só guarda-chuva, ampliando o alcance de mensagens. O novo recurso, em fase de testes, pode facilitar a circulação de notícias falsas. Atualmente, os grupos de WhatsApp podem ter no máximo 256 integrantes.

Na sexta-feira (15), Bolsonaro participou de um passeio de moto com apoiadores em São Paulo, num trajeto que foi da capital até a cidade de Americana. No meio do caminho, ao parar para para falar com outros motociclistas, iniciou as critícas à movimentação do WhatsApp, afirmando que o acordo do serviço de mensagens com o TSE "não será cumprido" .

"E já adianto. Isso que o WhatsApp está fazendo no mundo todo, sem problema. Agora, abrir uma excepcionalidade para o Brasil, isso é inadmissível, inaceitável, e não vai ser cumprido, este acordo que porventura eles realmente tenham feito com o Brasil, com informações que eu tenho até o presente momento", declarou. 

 

 

Postar um comentário

0 Comentários