Bolsonaro quer transformar TV aberta em 'casa dos evangélicos'

 


O presidente Jair Bolsonaro parece decidido a conquistar o apoio de todos os evangélicos, já que pesquisas recentes mostram o enfraquecimento de sua campanha neste segmento. Para isso, ele está apoiando a aprovação de um Projeto de Lei que visa liberação de diversos sinais de TV aberta para Igrejas, peças-chave para a tentativa de reeleição no mês de outubro. O mandatário conta com o apoio do presidente do Congresso, o deputado federal Arthur Lira, que vem tocando as negociações.

Segundo apurou o NaTelinha, a ideia é liberar 25 novos canais de TV aberta para diferentes agremiações evangélicas, que estão pressionando por mais espaço na televisão. Como se trata de uma concessão pública, pastores conversaram pessoalmente com o presidente para tentar apressar a aprovação do Projeto. A PL deve ser votada entre esta quinta-feira (23) em primeiro turno e pode virar lei ainda no mês de março, caso tenha sucesso no Senado.

A PL foi sugerida por um deputado evangélico e ligado à Assembleia de Deus, maior igreja do país e que reúne cerca de 3 milhões de membros. Pelo projeto, por conta da Covid-19, seria liberado a outorga de 25 canais de TV a cabo para virarem TV aberta, ou seja, alcançando praticamente todos os aparelhos do país.

 

Bolsonaro e os evangélicos

Bolsonaro quer transformar TV aberta em  

 "Desde 2011 nenhuma autorização foi renovada, sendo que várias empresas foram obrigadas a encerrar suas atividades e outras assim serão à medida que se aproxima o término da vigência da autorização do uso de radiofrequência de todas as empresas”, diz trecho do projeto a que o Na Telinha teve acesso.

Nas negociações, Bolsonaro teria a garantia de que transformar esses canais UHF em formato de TV aberta permitira que os pastores utilizassem o alcance dessas emissoras como forma de palanque para defender pautas que estão no radar da campanha bolsonarista.

 

Postar um comentário

0 Comentários