Tsunami no Brasil? Entenda como vulcão gerou alerta na costa da Bahia.


  

A elevação do alerta do vulcão Cumpre Vieja, nas Ilhas Canárias, viralizou entre internautas brasileiros, que ficaram assustados com a possibilidade de uma erupção vulcânica provocar um tsunami capaz de atingir o litoral do Brasil. 

Com isso, o termo entrou nos assuntos no momento, provocando ainda inúmeros memes. Mas, afinal, as chances de acontecer esse fenômeno são motivo de real preocupação? Na visão do professor Francisco de Assis Dourado, do Centro de Pesquisas e Estudos sobre Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), as consequências de uma eventual erupção do vulcão na ilha La Palma não seriam as responsáveis por gerar ondas colossais. Ele explicou que as simulações que mostram a chegada de um tsunami usam velocidades extremas. — 

Mas as probabilidades dentro desses parâmetros são muito pequenas — afirmou. Embora as chances de tsunamis na costa do país sejam raras, um fenômeno desse tipo já aconteceu por aqui. 

O perfil no Twitter da Rede Sismográfica Brasileira lembrou, numa postagem de 1º de novembro de 2020, quando um tsunami atingiu o litoral do Nordeste em 1755. vulcão bahia,bahia,vulcão cumbro,vulcão brasil,tsunami,vulcão tsunami,vulcão erupção,vulcão no brasil,vulcão em erupção.

 

Postar um comentário

0 Comentários