Moto usada por Bolsonaro em 'motociata' em SP tem placa coberta


 A moto pilotada pelo presidente Jair Bolsonaro durante motociata de 3h30 em São Paulo neste sábado estava com a placa coberta.  Em vídeos do ato postados nas redes sociais, também é possível ver outros veículos com cobertura na placa. O Código Brasileiro de Trânsito considera qualquer tipo de cobertura à placa como uma infração gravíssima, que prevê a apreensão do veículo.

Segundo o governo federal, no entanto, como estava conduzindo a moto em uma via fechada ao tráfego e com escolta de policiais militares, o presidente não cometeu nenhuma infração.

Bolsonaro faz 'motociata' em São Paulo; veja fotos

Além de ter a placa coberta, Bolsonaro usou um capacete do tipo "coquinho", sem viseira e proteção para o maxilar, o que é proibido para motociclistas e pode render multa grave.

Imagens da placa encoberta podem ser vistas nas redes sociais, feitas por apoiadores do presidente que o acompanharam no trajeto da motociata. 

O artigo 230 do CTB diz que é falta gravíssima conduzir veículo com "qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade". O código prevê multa de R$ 293,47, além da apreensão do veículo.

O Ministério da Infraestrutura informou que "nos termos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais precisamente em seu artigo 1°, as regras previstas são válidas apenas para vias abertas a circulação".

 

Postar um comentário

0 Comentários