Lázaro Barbosa morre após ser preso em Goiás

 


Lázaro Barbosa, suspeito de matar uma família em Ceilândia, no DF, foi morto em troca de tiros com policiais nesta segunda-feira (28). Ele foi preso ferido, mas com vida, e morreu chegando a hospital de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF. O criminoso estava há 20 dias fugindo de uma força-tarefa com mais de 270 agentes. Aos 32 anos, ele tinha uma extensa ficha criminal, fugiu três vezes da prisão e era acusado de diversos crimes.

O procurado foi atingido por vários tiros. Após ser baleado, ele foi levado por uma viatura do Corpo de Bombeiros para o Hospital Municipal Bom Jesus (assista acima), mas morreu. Por volta de 11h10 uma viatura do Instituto Médico Legal (IML) chegou aos fundos da unidade de saúde e levou o corpo dele para ser periciado em Goiânia.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, comemorou o fim da operação: "Missão cumprida. Restabelecemos a paz e tranquilidade nessa comunidade de bem".

Ainda de acordo com ele, Lázaro atirou contra os policiais e foi baleado durante confronto."Ele descarregou uma pistola, possivelmente 380, em cima do policiais", afirmou.

Caso Lázaro: Como foi a captura e morte do criminoso

Caso Lázaro: Como foi a captura e morte do criminoso

IML no Hospital Municipal Bom Jesus em Águas Lindas de Goiás — Foto: Danielle Oliveira/G1

IML no Hospital Municipal Bom Jesus em Águas Lindas de Goiás — Foto: Danielle Oliveira/G1

Apesar da troca de tiros, nenhum policial ficou ferido. Chefe da pasta detalhou ainda que o criminoso foi socorrido com vida, mas morreu chegando ao hospital.

Segundo Miranda, a equipe que estava nessa troca de tiros estava há 13 dias "dentro do mato, literalmente".

Durante coletiva, Rodney Miranda contou sobre o cerco que terminou com o confronto. De acordo com ele, os policiais viraram a madrugada procurando o fugitivo, "até que hoje cedo finalizamos a ocorrência e com todos policias bem e o grande objetivo de não deixar ele machucar mais ninguém", afirmou.Horas antes do confronto, ele foi flagrado por uma câmera de monitoramento (assista abaixo). A imagem foi gravada por volta de 20h30 de domingo (27). De acordo com Rodney Miranda, Lázaro foi filmado no momento que tentava contato com familiares que moram na região. Nas imagens é possível ver que ele sai de uma mata e caminha por uma rua em direção as casas.

O secretário detalhou ainda que ele chegou a encontrar com a ex-esposa e a mãe dela, que foram ouvidas e podem ser responsabilizadas, se tiverem ajudado o fugitivo.

"Ele foi se encontrar com elas [ex-mulher e sogra]. Estávamos monitorando, ele chegou a ameaçar os policiais falando que daria tiro na cara, fizemos o cerco e além da arma, ele tinha R$ 4,4 mil no bolso. Isso é mais uma prova que tinha gente com ele dificultando o nosso trabalho”, disse.
Câmera teria filmado Lázaro momentos antes de ser capturado

Câmera teria filmado Lázaro momentos antes de ser capturado

Rodney disse ainda que o grupo que ajudava o fugitivo também espalhou informações falsas para despistar os policiais e dificultar que Lázaro fosse encontrado. Há suspeita de que ele pudesse estar sendo protegido por pessoas para quem já cometeu crimes.

Entre as pessoas suspeitas de ajudar o criminoso estão o fazendeiro que o teria abrigado em sua propriedade e está preso preventivamente, a ex-mulher do procurado e a mãe dela."Não sabemos se o fazendeiro é chefe [de grupo que ajudava Lázaro], mas é um dos principais partícipes. Está preso preventivamente. [...] Ainda não sabemos se é um grupo grande ou restrito, mas vamos chegar", disse.

Lázaro é baleado e morto em Goiás no 20º dia de buscas

Lázaro é baleado e morto em Goiás no 20º dia de buscas

Governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado falou à TV Anhanguera que recebeu a informação da troca de tiros entre Lázaro e os policiais da força-tarefa e, cerca de 40 minutos depois, foi informado da morte do criminoso.

Ainda segundo Caiado, o confronto aconteceu cerca de 4 km de distância da casa da mãe da ex-mulher do Lázaro. "Ele já tinha adentrado a mata, foi próximo a um córrego, relativamente em mata densa", detalhou.

O governador destacou que as primeiras informações indicavam que o fugitivo estava agindo sozinho, mas que as investigações revelaram uma rede que atrapalhava o trabalho dos policias.

"Ele estava recebendo apoio de outras pessoas, um deles está preso. Informações da nossa inteligência indicam que tem pessoas envolvidas que deram a ele todo suporte, orientação, telefone celular carregado, tudo já montando uma maneira de tirá-lo do local e até fora de Goiás", afirmou.

Policiais comemoraram o fim do trabalho de 20 dias de buscas pelo fugitivo. Moradores de Águas Lindas e de Cocalzinho de Goiás soltaram fogos em celebração à captura de Lázaro.VÍDEO: Agentes de segurança comemoram captura de Lázaro Barbosa


A captura foi divulgada pelo governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM). Em vídeo, ele parabenizou as forças policiais que atuaram na força-tarefa de buscas pelo fugitivo .

Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Ele também é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) informou, por meio de nota, que Lázaro é investigado por mais de 30 crimes, cometidos no estado, Bahia e Distrito Federal. A maioria desses crimes é de latrocínio (roubo seguido de morte) - leia texto na íntegra ao fim da reportagem.

VÍDEO: Governador de GO fala como foi a prisão de Lázaro Barbosa 
Ainda de acordo com a pasta, a megaoperação durou 15 dias e teve participaram da ação as Polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).

Desde o dia 9 de junho, quando um casal e dois filhos foram assassinados no DF, o suspeito era procurado. Dois dias após este crime, segundo a polícia, Lázaro roubou um carro e fugiu para Cocalzinho de Goiás. Desde então, empreendeu uma fuga cinematográfica pelas matas da região.

Populares se reúnem na porta de hospital para onde Lázaro Barbosa foi levado em Goiás

Populares se reúnem na porta de hospital para onde Lázaro Barbosa foi levado em Goiás

Buscas por 20 dias

Enquanto fugiu por esses dias, Lázaro invadiu ao menos 11 fazendas, baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além disso, Lázaro fez uma família refém - o casal e uma adolescente de 16 anos. Durante o sequestro, as vítimas contaram que o criminoso exigiu que eles andassem em córrego para não deixar rastros. Imagens registraram quando a polícia encontrou os três.

Drones, helicópteros, rádios comunicadores e até um caminhão que tem plataforma de observação elevada de vídeo monitoramento ajudavam na procura. As autoridades policiais informaram que ele tinha facilidade de se esconder por ser mateiro, caçador e conhecer bem a região.


Os passos de Lázaro: onde o suspeito já foi visto ou cometeu crimes no Centro-Oeste

Os passos de Lázaro: onde o suspeito já foi visto ou cometeu crimes no Centro-Oeste

Cães farejadores também atuaram na caçada ao Lázaro, entre eles, cadela Cristal, que ajudou nas buscas em Brumadinho (MG). Um vídeo divulgado pela Polícia Militar mostra o momento em que um pastor alemão do Comando de Policiamento de Cães (CP Cães) é carregado nas costas por um militar após se ferir durante as buscas. Veja vídeo acima.

Durante as buscas, os policiais ainda encontraram um carro queimado e alguns objetos, como um lençol usado e um serrote. Todos os itens passam por perícia para verificar se eles tem relação com Lázaro Barbosa. 

Força-tarefa que busca por Lázaro Barbosa encontra lençol em Águas Lindas de Goiás

Força-tarefa que busca por Lázaro Barbosa encontra lençol em Águas Lindas de GoiásDurantes os dias de fuga cinematográfica, ele invadiu fazendas, baleou quatro moradores, um policial e fez uma família refém. O secretário de segurança pública, Rodney Miranda, informou que ele seguia um ritual ao atacar as vítimas.

“Ele leva para beira do rio, manda tirar as roupas e uns ele acaba matando. Acredito que esse seria o destino dessa família hoje”, disse secretário.

Veja o histórico de prisões e fugas:

  • 2007: Lázaro Barbosa foi preso em Barra dos Mendes, na Bahia, acusado de duplo homicídio. Secretaria de Segurança Pública do Estado diz que ele fugiu cerca de 10 dias após a prisão e é considerado foragido desde então.
  • 2009: Lázaro foi preso no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, suspeito de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.
  • 2013: Laudo psicológico feito na Papuda descreve Lázaro como “psicopata imprevisível”, com comportamento agressivo, impulsivo, instabilidade emocional e falta de controle e equilíbrio.
  • 14 de março de 2014: Prisão de Lázaro foi convertida para regime semiaberto.
  • 28 de março de 2016: Lázaro fugiu da cadeia.
  • 8 março de 2018: Lázaro Barbosa foi preso em Águas Lindas de Goiás devido à três mandados de prisão por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, roubo e estupro.
  • 23 de julho de 2018: Lázaro fugiu da cadeia de Goiás.
  • 8 de abril de 2020: ele foi indiciado pelos crimes de roubo mediante restrição da liberdade das vítimas e emprego de arma branca e por tentativa de latrocínio, pois é suspeito de invadir uma chácara em Santo Antônio do Descoberto, em Goiás, e golpear um idoso com um machado.
  • 26 de abril de 2021: Ele invadiu uma casa no Sol Nascente (DF), quando trancou pai e filho no quarto e levou a mulher para um matagal e a estuprou.
  • 17 de maio de 2021: Segundo a polícia, ele fez uma família refém na mesma região, ameaçando os moradores com faca e arma de fogo. Nesse crime, ele mandou as pessoas ficarem nuas e, das 19h até meia-noite, prendeu os homens no quarto e as mulheres tiveram que cozinha e servir um jantar para ele.
  • 9 de junho de 2021: Lázaro é suspeito de invadir uma chácara no Incra 9, em Ceilândia (DF), onde teria matado a tiros e a facadas um casal e dois filhos.
  • 9 de junho de 2021: Roubou uma chácara em Ceilândia após o assassinato da família. Ele teria rendido o caseiro, o dono da propriedade e a filha dele.Carro abandonado queimado por Lázaro na BR-070, segundo a polícia — Foto: TV Globo / Reprodução

Carro abandonado queimado por Lázaro na BR-070, segundo a polícia — Foto: TV Globo / Reprodução

  • 11 de junho: Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás, queimou e abandonou um carro roubado usado na fuga;
  • 12 de junho de 2021: Ele atirou em quatro pessoas, invadiu fazendas e colocou fogo em uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados a hospitais da região e dois estavam em estado grave até a terça-feira (15).
  • 13 de junho de 2021: Furtou um carro e o abandonou na BR-070 dando sequência à fuga para uma mata.
  • 14 de junho de 2021: Caseiro de Cocalzinho de Goiás disse à polícia que atirou em Lázaro Barbosa após ele falar que ia entrar na casa. Chacareiro relatou que ele fugiu depois de ser atingido.
  • 15 de junho de 2021: Dois policiais militares de Goiás foram baleados durante buscas do suspeito. Delegado diz que Lázaro fez casal e adolescente reféns em Edilândia, povoado de Cocalzinho.
  • 16 de junho: Lázaro Barbosa foi visto por um morador em uma área rural;
  • 17 de junho: a polícia retomou as buscas em matas da região e mudou a base de operação pela segunda vez. Houve nova troca de tiros e secretário de segurança pública acredita que ele esteja ferido.
  • 18 de junho: houve intensa movimentação da força-tarefa após denúncia de que criminoso havia sido visto em chiqueiro de chácara. Barreiras em estradas e rodovias foram montadas.
  • 19 de junho (sábado): a houve uma grande movimentação de policiais na região de Águas Lindas de Goiás depois que moradores afirmaram terem visto o suspeito pela região. Um deles chegou a contar que viu Lázaro em uma gruta. No mesmo dia, uma cadela que atuou em Brumadinho e outros três cães farejadores chegam para ajudar nas buscas por Lázaro Barbosa.
  • 20 de junho (domingo): com medo de Lázaro, uma família com grávida dormiu dentro de carro em frente à sede da força-tarefa em Cocalzinho de Goiás. Novas buscas ocorrem na zona rural.
  • 21 de junho (segunda-feira): Pela manhã uma moradora denunciou que viu um homem, parecido com o fugitivo, passar por uma propriedade rural. Policiais e bombeiros com cães farejadores acompanharam a mulher para fazer uma verificação na área. Militares de vários batalhões vasculharam casas rurais em busca de pistas e rastros que Lázaro possa ter deixado.
  • 22 de junho: policiais retomam buscas por Lázaro e recebem rádios comunicados do Exército Brasileiro com alcance de 30km. Pela manhã, equipes periciaram um carro que foi encontrado queimado e, à tarde, um lençol e um serrote, que foram encontrados em um local onde o criminoso pode ter se abrigado, em Águas Lindas de Goiás. À noite, um novo cerco foi montado após troca de tiros entre caseiro e suposto invasor.
  • 23 de junho: a SSP disponibilizou um aplicativo para que moradores em uma área de 100 km de distância da região de busca possam fazer denúncias ou pedidos de ajuda. Equipes fizeram buscas em áreas de chácara, mas não conseguiram localizar pistas do fugitivo;
  • 24 de junho: Polícia Rodoviária Federal faz barreiras nas estradas em busca do fugitivo. Dois homens suspeitos de ajudar o fugitivo foram presos.
  • 25 de junho: a operação continuou em buscas pelo fugitivo na mesma região onde o caseiro e o fazendeiro foram presos suspeitos de ajudarem na fuga. O secretário de Segurança, Rodney Miranda, esteve no local para acompanhar.
  • 26 de junho: Uma moradora de Cocalzinho de Goiás contou que atendeu Lázaro Barbosa na padaria em que trabalha, onde ele pediu salgadinhos. A mulher de 32 anos disse que não tem dúvidas de que viu o criminoso.
  • 27 de junho: no início da manhã, um morador denunciou a suspeita de ter visto Lázaro na BR-070, motivando buscas na região. Durante a tarde, policiais encontraram a casa de uma chácara revirada, onde também foi montado um cerco.
  • 28 de junho: Lázaro foi baleado por policiais. Ele chegou a ser colocado em uma ambulância, mas acabou morrendo.

    Nota da Secretaria de Segurança Pública de Goiás

Após 15 dias desde o início da megaoperação policial, no dia 14 de junho, a força-tarefa capturou, nesta segunda-feira (28/06), em Águas Lindas de Goiás, Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos. O trabalho de buscas, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), mobilizou mais de 270 agentes das forças envolvidas. Entre elas, as Polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).

As ações foram realizadas de forma ininterrupta na região de Cocalzinho de Goiás e em Águas Lindas, contando com o apoio de quatro helicópteros e cerca de 10 drones, inclusive aparelhos com visão noturna e sensor de calor. A força-tarefa também recebeu auxílio do Exército Brasileiro, que disponibilizou rádios comunicadores com alcance de 30 quilômetros, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que auxiliou com dois veículos para melhor comunicação das equipes e da iniciativa privada, que colocou à disposição do serviço de inteligência o aplicativo Brasil Mais Seguro, destinado exclusivamente para denúncias sobre o suspeito.

Um disque denúncia próprio para a operação também foi criado, para auxiliar o trabalho policial. A força-tarefa recebeu cerca de 5,3 mil contatos. Desse total, mais de 95% das informações repassadas pela população não contribuíram com as investigações. O aplicativo Brasil Mais Seguro, que foi disponibilizado para a força-tarefa, teve cerca de 6,8 mil donwloads. Não foram enviados sinais de alerta que pudesse contribuir com a captura do fugitivo

“Era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do país, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente. Goiás não é Disneylândia de bandido”, comemorou o governador do Estado, Ronaldo Caiado.O fugitivo da Justiça é investigado por mais de 30 crimes, cometidos em Goiás, Bahia e Distrito Federal. Ele é suspeito da morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no DF, e do funcionário de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás. A maioria dos casos é referente a crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Durante a ação criminosa, Lázaro Barbosa invadiu propriedades rurais da região do entorno, fez três pessoas reféns e baleou outras quatro, entre elas, um policial militar. O indivíduo já possui uma condenação por homicídio, no Estado da Bahia e era também procurado por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.

Na última quinta-feira (24/06), duas pessoas foram presas suspeitas de auxiliar a fuga do fugitivo. Com a dupla, as equipes apreenderam duas armas de fogo e mais de 50 munições. Um dos equipamentos teria sido roubado em um dos crimes investigados. As detenções foram realizadas em Girassol, distrito de Cocalzinho de Goiás. Segundo a apuração, os investigados já teriam tentado retirar o criminoso do perímetro onde ocorrem as buscas.

Postar um comentário

0 Comentários