Deputado pede que Bolsonaro seja investigado por ameaçar usar Forças Armadas

 

O deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (20) que se abra uma investigação sobre as ameaças do presidente Jair Bolsonaro de usar as Forças Armadas para a "manutenção da liberdade" durante a pandemia . As informações são do Uol .

Em março, Bolsonaro disse, se referindo a prefeitos e governadores que implementam medidas restritivas para conter a Covid-19, que "tiranos tolhem a liberdade das pessoas".

"Alguns tiranetes ou tiranos tolhem a liberdade de muitos de vocês. Pode ter certeza, o nosso Exército é o verde oliva e é vocês também. Contem com as Forças Armadas pela democracia e pela liberdade", disse. "Estão esticando a corda, faço qualquer coisa pelo meu povo. Esse qualquer coisa é o que está na nossa Constituição, nossa democracia e nosso direito de ir e vir", afirmou. 

O deputado do Elias Vaz alega que Bolsonaro incita a 'subversão da ordem política e social' e a animosidade entre as Forças Armadas e governos locais. 

"Está clara a intenção do presidente de incitar a população que está sofrendo com as restrições e imposições de regras de distanciamento social para se oporem as medidas, inclusive de forma violenta. Esse fato autorizaria, na visão caolha do presidente, a intervenção militar como instrumento de garantia", diz um trecho do pedido. "Ao alardear o uso das Forças Armadas - que o chefe do executivo da União chama de forma pessoal como MEU EXÉRCITO - para descumprir na força bruta as regras de distanciamento social impostas pelos governos estaduais e municipais, evidentemente que se está propagandeando a violação da ordem política por um processo violento."

Postar um comentário

0 Comentários