Ficar sem internet no smartphone é péssimo. Você fica sem poder mandar mensagens no WhatsApp, não consegue receber e-mails, não vê vídeos no YouTube ou Netflix… enfim, nenhuma atividade conectada. E isso pode acontecer quando você vê na tela do celular a seguinte mensagem:
“Rede móvel não disponível”.
Você está longe de casa, não tem um hotspot WiFi aberto na região, e a conta da sua tarifa de telefonia móvel está paga.
O que está acontecendo? Como posso resolver isso?
Vamos tentar ajudar aos mais aflitos neste post.
Por que a rede móvel não está disponível no meu smartphone?
Normalmente isso acontece por quatro motivos que são considerados comuns na maioria dos casos:
- Você está em um lugar sem cobertura
- O telefone foi bloqueado por IMEI
- O cartão SIM está danificado
- Há um problema no telefone
Quanto ao primeiro problema, não há muito o que fazer, a não ser se deslocar para um local onde o sinal está mais forte. No segundo caso, você deve procurar a sua operadora e questionar os motivos pelos quais o telefone foi bloqueado, principalmente se o seu cadastro estiver irregular e as faturas estão pagas (existe a possibilidade de seu número ter sido clonado).
Já os dois últimos itens dependem de um pente fino nas especificações do smartphone, e vale a pena falar sobre isso de forma um pouco mais detalhada.
É um problema do telefone ou do SIM Card?
É preciso saber se é o seu smartphone que está com os problemas, ou se é o chip da operadora que está danificado.
Primeiro, retire o SIM Card do smartphone, faça uma limpeza com um pano seco na área metálica deste elemento (onde tem os contatos com o leitor conector do telefone), insira novamente o chip do dispositivo e tente novamente. Se o sinal de rede voltar, o problema era uma eventual sujeira no chip. Caso contrário, vá para a próxima alternativa.
Experimente inserir esse SIM Card em um outro smartphone. Se funcionar, o problema é no seu telefone e, muito provavelmente, você vai precisar enviá-lo para uma assistência técnica. Caso contrário, o problema está no chip da operadora, e só a migração do seu número para outro chip vai resolver o problema. Procure a sua operadora para realizar este procedimento.
Mas antes de enviar o seu smartphone para a assistência técnica, ainda existem alguns procedimentos que você pode tentar e que podem resolver este problema.
Como resolver o problema de rede no smartphone
Tente as dicas abaixo.
Reinicie o smartphone
Existe a possibilidade de algum aplicativo estar interferindo nas configurações de rede móvel do smartphone. Reiniciar o dispositivo pode resolver o problema, caso ele seja pontual e temporário.
Use o Modo Avião
A falha na rede pode ser provocada por uma indisponibilidade temporária da própria operadora. Vale a pena então ativar o Modo Avião por alguns segundos e desativar esse modo logo em seguida. Isso deve fazer com que o sinal da rede móvel volte a funcionar.
Reinicie os pontos de acesso
Quando você insere o chip da operadora no seu smartphone, ela envia um comando de configurações de pontos de acesso, para que o dispositivo possa compreender as instruções de uso daquela rede móvel. Retirar e inserir o SIM Card força um novo envio de comandos de pontos de acesso. Experimente.
Selecione a operadora manualmente
Se as configurações automáticas não funcionarem, insira manualmente os dados da sua operadora de telefonia móvel. Quem sabe isso pode resolver.
Execute um teste ping
A rede móvel da operadora pode estar com problemas, e é importante fazer essa verificação antes de tomar uma atitude precipitada com o seu smartphone. Para isso, desligue a rede WiFi do telefone e, no aplicativo de chamadas telefônicas, digite: * # * # 4636 # * # * e verifique o resultado dos testes que serão entregues na tela.
Restaure o smartphone para as configurações de fábrica
Se nada funcionar, elimine de vez a dúvida se o problema está no seu smartphone realizando a restauração das configurações de fábrica. Se o celular manter o status de “rede móvel não encontrada” mesmo com todas as suas configurações completamente zeradas, é sinal que o problema está no dispositivo, que realmente precisa ir para um serviço de assistência técnica.
0 Comentários