Parlamentares pedem criação de CPI para investigar Bolsonaro


Após o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, ter alegado que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal (PF), parlamentares dos partidos Cidadania, PSB e PCdoB protocolaram, nesta sexta-feira (24) requerimentos de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar essa possível interferência.


Os líderes do Cidadania, o deputado Arnaldo Jardim (SP), na Câmara, e a senadora Eliziane Gama (MA), no Senado, pediram uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as afirmações de Moro e a possível tentativa de “obter informações privilegiadas sobre inquéritos e investigações” de Bolsonaro .
“Tais revelações não podem passar sem a devida investigação pelo Poder Legislativo, considerada a função fiscalizadora dos atos do Poder Executivo”, afirmaram na solicitação. Para eles, as alegações de Moro foram “estarrecedoras” e se a interferência for comprovada seria possível enquadrá-la em crime de responsabilidade e de obstrução de Justiça.

Os deputados Aliel Machado (PSB-PR) e Orlando Silva (PCdoB-SP) também entraram com pedidos, mas para a criação de CPI . Na solicitação de Machado, ele afirma que “embaraçar investigação criminal”, ou ações da PF, “pode constituir crime”.


Como atualmente os parlamentares estão trabalhando remotamente, devido à pandemia de Covid-19, requerimentos, como esses que pedem a investigação de Bolsonaro , são cadastrados virtualmente e tem suas assinaturas recolhidas pela internet. Para criar uma CPMI é necessário a assinatura de 171 deputados e de 27 senadores. Já para CPI, apenas o apoio de 171 deputados.

Postar um comentário

0 Comentários