Efeito da pandemia faz consumo de energia no Brasil cair 13,6% nos primeiros 15 dias de abril


O consumo de eletricidade no Brasil teve queda de 13,6% nos primeiros quinze dias de abril quando na comparação com mesmo período de 2019, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em meio a impactos de medidas de isolamento para conter a disseminação do coronavírus.
O que aconteceu? A queda no consumo foi de 12% no mercado regulado, em que os clientes adquirem energia junto a distribuidoras, e de 17,1% no chamado mercado livre, onde grandes consumidores como indústrias e shoppings podem negociar o suprimento com geradores e comercializadoras, segundo boletim da CCEE na quarta-feira.
Dentre as empresas que operam no mercado livre, destacou-se o desempenho negativo da indústria de veículos, que teve profunda queda de 73,9% no consumo na primeira metade de abril quando na comparação anual. Os setores têxtil (-54,4%) e de bebidas (-45,7%) também tiveram significativa retração.
Em termos regionais, o consumo teve pior desempenho na região Sul, onde apresentou queda de 20,4% no mercado regulado e de 17,7% entre consumidores livres de energia, segundo os dados da CCEE.
Já a região Norte foi a exceção, mantendo o uso de energia praticamente estável entre clientes atendidos por distribuidoras, com alta de 0,1%, enquanto viu crescimento de 8,2% no consumo de clientes que atuam no mercado livre.

Postar um comentário

0 Comentários