Ibovespa cai mais de 15% e tem o 4º circuit breaker na semana

Pela 4ª vez na semana, o Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), precisou acionar o circuit breaker para interromper a grande volatilidade no mercado financeiro brasileiro.
Às 10h21, as negociações foram suspensas por 30 minutos, enquanto as ações caíam 11,65%, aos 75.247 pontos. Depois de 43 minutos, às 11h04, as negociações foram interrompidas novamente, quando a queda chegou a 15,43%, aos 72.026 pontos.
A última vez que o Ibovespa fechou o dia abaixo deste patamar foi em 28 de junho de 2018, no período pré-eleitoral. Naquela data, o pregão registrou 71.766 pontos.
O circuit breaker é 1 mecanismo utilizado pela B3 em momentos de grandes estresses nos ativos. Na prática, interrompe as negociações por 30 minutos quando cai mais de 10%. Quando o recuo é superior a 15%, o pregão é suspenso por uma hora. Se a queda das ações persistir, o Ibovespa pode ser interrompido durante todo o dia. Este foi o 3º dia que o circuit breaker é acionado no Brasil na semana.
O mercado está apreensivo com o Covid-19, o novo coronavírus, e os impactos que ele pode implicar na economia global e brasileira. Além disso, os operadores repercutem negativamente a derrota do governo federal no Congresso, que derrubou o veto sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
O ministro Paulo Guedes (Economia) se reuniu nesta 4ª feira (12.mar.2020) com congressistas para pedir apoio às reformas, mas irritou lideranças dos partidos ao tentar minimizar os impactos do Covid-19 na economia brasileira. O mercado financeiro reagiu negativamente o encontro, que repercute mal entre os senadores e os deputados.