Bolsonaro diz que ‘movimentos legítimos’ do dia 15 devem ser repensados


Em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, o presidente Jair Bolsonaro reforçou seu pedido feito em live no Facebook para que sejam adiadas as manifestações contra do Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) marcadas para domingo (15.mar.2020).
Segundo o presidente, os atos são “legítimos”, mas devem ser repensados para evitar a propagação da covid-19 –doença provocada pelo novo coronavírus.
“Há uma preocupação maior, por motivos óbvios, com os idosos. Há também recomendações das autoridades sanitárias para que evitemos grandes concentrações populares. Queremos 1 povo atuante e zeloso com a coisa pública, mas jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente”, disse.
“Os movimentos espontâneos e legítimos marcados para o dia 15 de março atendem aos interesses da nação, balizados pela lei e pela ordem. Demonstram o amadurecimento da nossa democracia presidencialista e são expressões evidentes de nossa liberdade. Precisam, no entanto, diante dos fatos recentes, ser repensados. Nossa saúde e de nossos familiares devem ser preservadas”, completa.
 
 
Segundo Bolsonaro, apesar do adiamento, “as motivações da vontade popular continuam vivas e inabaláveis”.
“O momento é de união, serenidade e bom senso. Não podemos esquecer, no entanto, que o Brasil mudou e exige de nós respeito à Constituição e zelo pelo dinheiro público. Por isso, as motivações da vontade popular continuam vivas e inabaláveis”, disse.
Assista ao pronunciamento (2min18seg):
Eis a íntegra do pronunciamento:
“Diante do avanço do coronavírus em muitos países a Organização Mundial de Saúde, de forma responsável, classificou a situação atual como pandemia. O sistema de saúde brasileiro, como em demais países, tem 1 limite de pacientes que podem ser atendidos. O governo está atento para manter a evolução do quadro sob controle. É provável inclusive que o número de infectados aumente nos próximos dias, no entanto, sem motivo de qualquer pânico.
Há uma preocupação maior, por motivos óbvios com os idosos. Há também recomendações das autoridades sanitárias para que evitemos grandes concentrações populares. Queremos 1 povo atuante e zeloso com a coisa pública, mas não jamais podemos colocar em risco a saúde da nossa gente.
Os movimentos espontâneos e legítimos marcados para o dia 15 de março atendem aos interesses da nação, balizados pela lei e pela ordem. Demonstram o amadurecimento da nossa democracia presidencialista e são expressões evidentes de nossa liberdade. Precisam, no entanto, diante dos fatos recentes, ser repensados. Nossa saúde e de nossos familiares devem ser preservadas.
O momento é de união, serenidade e bom senso. Não podemos esquecer, no entanto, que o Brasil mudou e exige de nós respeito à Constituição e zelo pelo dinheiro público. Por isso, as motivações da vontade popular continuam vivas e inabaláveis. Que Deus abençoe nosso Brasil.”