Bolsonaro determina fechamento da fronteira entre Brasil e Venezuela


A portaria que determina o fechamento parcial da fronteira do Brasil com a Venezuela foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18).
O presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou no Twitter que a decisão é uma tentativa de e evitar o colapso do sistema de saúde no estado de Roraima por causa do novo coronavírus.
Bolsonaro declarou:
“Considerando a incapacidade do regime ditatorial venezuelano de responder à epidemia do Covid-19, o governo brasileiro adotará medidas restritivas na fronteira com a Venezuela, de modo a garantir a segurança e a saúde do nosso povo, em especial da região Norte do país.”
E acrescentou:
“As medidas restritivas atendem à declaração de emergência da OMS e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, tendo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogadas conforme recomendação técnica da Anvisa. Serviços essenciais como transporte de cargas estão mantidos.”
A portaria restringe pelo prazo de 15 dias a entrada no Brasil de estrangeiros oriundos da Venezuela, seja por rodovias ou meios terrestres.