As vendas do setor de produtos de
beleza e cuidados pessoais alcançaram quase R$ 110 bilhões em 2018. O
mercado cresceu cerca de 10% ao ano, nos últimos dez anos, de acordo com
a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e
Cosméticos (Abihpec). Segundo a associação, 1,5% do orçamento das
famílias é destinado a produtos e serviços do setor.
Na esteira do
crescimento, muitas marcas tentam chamar a atenção do consumidor com
novas fórmulas e embalagens. Uma das tendências, agora, volta a ser a
utilização de alimentos como ingredientes dos produtos.
Alimentos
e cosméticos sempre tiveram uma conexão. A busca pelo caseiro é uma
tendência mundial, até como rechaço do excesso de industrialização. As
pessoas estão em busca de coisas mais naturais Andrea Alvares, vice-presidente de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Natura
"A
ideia do alimento vem com a ideia de nutrição, do que nutre o corpo e
pode servir para os cabelos. Nem sempre vai ter performance, mas é uma
tendência global", afirmou a executiva da Natura.
Mel é novo queridinho
O kit de vinagre de maçã, da Salon Line
Imagem: ReproduçãoA
Salon Line, por exemplo, tem cerca de 400 produtos que seguem esta
linha. São fórmulas com diferentes ingredientes, como vinagre de maçã,
coco e manga, por exemplo.
"O consumidor mais informado quer
truques fáceis, de receitas aprendidas em casa, que facilitam a vida.
Muitas destas tendências vêm do mercado asiático, apesar de o mercado
brasileiro se inspirar nos produtos norte-americanos", disse Kamila
Fonseca, gerente de Marketing da Salon Line.
Segundo a executiva, o mel desponta como novo queridinho das consumidoras.
Maionese (light) para o cabelo
A maionese capilar da Salon Line fez sucesso em 2017
Imagem: DivulgaçãoSegundo Kamila, um dos produtos de mais sucesso da marca foi a maionese capilar, lançada em 2017.
Feita
de uma mistura de azeite de oliva e óleo de abacate, possuía também
proteína do ovo e contava até mesmo com uma versão light.
"Hoje
investimos também em uma cocriação com as consumidoras comuns. São elas
que sabem o que tornam a vida mais fácil", disse Kamila.
Xampu de chocolate com avelã
Um
dos principais pilares da Cosmeceuta, empresa de cosméticos fundada em
2017, é o consumo consciente. A maioria dos seus produtos é vegano. Um
dos destaques da empresa é sua linha masculina —que conta até com o
"Condicionador Cerveja", com lúpulo e cevada.
Nubella, da Cosmeceuta, à base de creme de avelãs. Linha agora chama "Vcbella"
Imagem: ReproduçãoEm
2018, lançou a linha "Nubella", uma linha de xampu e máscara capilar à
base de creme de avelã e cacau —ingredientes básicos da Nutella. O doce
da Ferrero, inclusive, vai dentro do produto.
"Buscamos trazer um
elemento de gastronomia para o mercado capilar. Na época, escolhemos a
Nutella por causa das cargas hidratantes do cacau e da avelã", diz
Victor Ricardi, diretor da Cosmeceuta.
Atualmente, o produto mudou de nome, para "Vcbella".
Segundo a empresa, a mudança do nome aconteceu devido a uma estratégia
de expansão da linha, que contará também com produtos de cuidados para
pele a partir do mês que vem.
Embalagens de açaí e sorvete
Não são só os alimentos dentro das fórmulas que chamam a atenção. As marcas também têm apostado em embalagens diferentes.
A Be(m)dita Ghee aposta em embalagens iguais às de sorvete
Imagem: DivulgaçãoPor
exemplo, a Be(m)dita Ghee, marca da Lola Cosméticos, nasceu com essa
vocação para novas embalagens. Segundo Fernanda Pontes, gerente de
Marketing da companhia, no começo as embalagens —coloridas e com uma
linguagem diferente— serviam como diferenciação.
"Já lançamos
produtos em potes de açaí ou parecidos com sorvete. Isso gera
curiosidade dos consumidores", afirma. Para ela, as embalagens geram
também uma empatia maior do consumidor.
Também vemos que as
pessoas querem embalagens reutilizáveis, como a nossa caneca de vidro,
que se torna até colecionável. As pessoas têm mais carinho pelos
produtos.