Mais de 3 mil chineses diagnosticados com coronavírus receberam alta

 

Até o final do domingo (9.fev.2020), 3.281 pessoas na China estavam curadas de doenças causadas pelo 2019-nCoV. A taxa de cura para esses casos subiu de 1,3% em 27 de janeiro para 8,2% nesta 2ª feira (10.fev).
Em Wuhan, cidade epicentro do surto e capital da província de Hubei, a porcentagem foi de 2,6% para 6,2% no mesmo período. As informações da agência de notícias chinesas Xinhua não detalham

De acordo com o Worldometer (site de estatísticas mundiais), 3.550 pessoas receberam alta depois de diagnosticadas com coronavírus. O número equivale a 80% dos casos com algum desfecho – positivo ou negativo. O Worldometer também indica que, dos 36.193 casos atuais de coronavírus, 29.698 não são preocupantes.
Mi Feng, porta-voz da CNS (Comissão Nacional de Saúde) chinesa, considera que os resultados evidenciam a eficácia preliminar do tratamento médico. Ela afirma que o tratamento em Wuhan e Hubei foi reforçado “graças ao apoio de equipes médicas vindas de todo o país e ao aumento de leitos hospitalares”.
A província recebeu 5.787 mil profissionais de saúde no último domingo (9.fev), o maior número para 1 único dia desde o início do surto. De 24 de janeiro até 9 de fevereiro, o Aeroporto Internacional de Wuhan Tianhe recebeu cerca de 17 mil profissionais da saúde e 2.205 toneladas de suprimentos.

Ajuda internacional

Uma equipe da OMS (Organização Mundial da Saúde) deve chegar em Beijing nesta 2ª (10.fev). Eles irão se reunir com especialistas locais para discutir e avaliar a propagação do novo vírus.
“Nós damos as boas-vindas a especialistas internacionais, incluindo os dos Estados Unidos, para participar da equipe conjunta”, declarou Feng.
Na semana passada, a China havia reclamado da postura dos EUA, afirmando que o país propaga pânico sobre o coronavírus.