Caixa anuncia financiamento imobiliário com juro fixo a partir de 8 ao ano

Marcelo Camargo/Agência Brasil 


A Caixa Econômica Federal anunciou uma linha de crédito para financiar a casa própria com taxa fixa a partir de 8% ao ano. A nova linha vale para imóveis residenciais novos ou usados, com financiamento de até 80% do valor total do imóvel e prazo de até 360 meses (30 anos).
As contratações já estão disponíveis a partir desta quinta-feira (20). Para clientes que já têm conta na Caixa, os juros variam de 8% a 9,50%. Para quem não tem conta no banco, a taxa é de 9,75%.
A taxa fixa terá a maior prestação, mas o menor risco.
Pedro Guimarães, presidente da Caixa

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse, em evento de lançamento no Palácio do Planalto, que a nova modalidade é mais uma opção para a compra da casa própria. "Não queremos dizer para o cliente o que ele tem que fazer, nós oferecemos as opções", disse. Em agosto, a Caixa criou uma linha de financiamento imobiliário atrelada à inflação.

Simulador no site da Caixa

Para escolher a melhor opção, o cliente poderá usar um simulador disponível no site da Caixa. Caso escolha a taxa fixa, haverá a maior prestação. Quando a opção for por parcelas baseadas na TR (Taxa referencial), os juros serão de 6,5%, ou pelo IPCA, de 2,95%. Nesses dois últimos casos, porém, o valor pode ser alterado ao longo dos anos conforme os indicadores.
Guimarães declarou que a ideia foi analisada por meses e objeto de debate com o Banco Central e com o mercado. "Estamos absolutamente tranquilos e sabemos que matematicamente a medida vai beneficiar os brasileiros", declarou ontem, em São Paulo, durante apresentação do balanço do banco. "A ideia é ajudar a população brasileira, especialmente a mais carente, que sofre mais em momentos de inflação", disse. Segundo Guimarães, a crítica feita a correção por TR é que a taxa não é controlada pelos bancos.
"A ideia é oferecer mais opções para o cliente e ele decide o que fazer. Se achar que TR é melhor, tudo bem; pode achar que IPCA é melhor, pois tem entrada menor e também quem quiser saber quanto vai pagar nos próximos 30 anos, de hoje até lá, escolhe pagar um pouco mais (na parcela)", disse.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a linha lançada hoje mostra que a economia no Brasil começa a ter uma previsibilidade de médio e longo prazo. "As reformas que estão sendo implementadas reduzindo os custos da dívida, que reduziram os privilégios, estão sinalizando para horizontes mais longos e permitindo que o juros desçam e a economia comece a girar".
O ministro, que recentemente comemorou o dólar alto e disse que empregadas estavam indo à Disney, afirmou em seu discurso que o câmbio é flutuante e minimizou as suas declarações anteriores. "Qual o problema de falar para as pessoas irem para o Nordeste", disse. "quem tira do contexto o que n[os falamos está semeando discórdia".