Coronavírus já contaminou 830 pessoas na China

 

A Comissão Nacional de Saúde da China afirmou nesta 5ª feira (23.jan.2020) que o número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, que se originou na cidade de Wuhan, subiu de 600 para 830. Já o de mortos se manteve em 25.
O governo chinês já isolou 4 cidades (Wuhan, Huanggang, Ezhou e Chiba) para conter a epidemia. Nelas vivem cerca de 20 milhões de pessoas –o equivalente à região metropolitana de São Paulo. Também foram suspensos serviços de transporte público e a atividade de restaurantes, cinemas e outros espaços de entretenimento.
Pequim também anunciou na 5ª feira (23.jan) o cancelamento das festas no Ano Novo Lunar, tradição milenar chinesa comemorada em 25 de janeiro, por causa do coronavírus.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou nesta 5ª (23.jan) que “ainda é muito cedo” para declarar o coronavírus como emergência de saúde pública internacional. O surto que teve início na China, que contabiliza todos os mortos pela doença até agora.
O diretor do Comitê de Emergência da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que a doença é uma emergência no país asiático, mas não no resto do mundo. Ele acrescentou que a instituição está acompanhando os casos e as suspeitas em todos os países. “Recomendamos a triagem de saída nos aeroportos como parte de 1 conjunto abrangente de medidas de contenção“, disse Adhanom.
O diretor reconheceu que a OMS ainda não sabe muita coisa sobre o vírus 2019-nCoV, mas disse que pesquisadores já estão trabalhando para avançar no desenvolvimento de tratamentos e vacinas. Pesquisadores chineses identificaram como o coronavírus infecta os humanos e apontaram morcegos como possíveis hospedeiros.

MINISTÉRIO NEGA CASOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde afirmou na manhã desta 5ª que não há registro de casos de infecções pelo vírus no Brasil. Houve 5 suspeitas em Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e em Brasília, mas todos foram considerados diferentes do coronavírus. Na 4ª feira (22.jan), o ministério criou o Centro de Operações de Emergência para preparar a rede pública em caso de possíveis ocorrências no Brasil.
Até a manhã de 5ª, Arábia Saudita, China, Cingapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Tailândia, Taiwan e Vietnã tiveram casos confirmados de infecção pelo vírus.