Nova Iguaçu decreta estado de calamidade pública

A Prefeitura está cadastrando as famílias prejudicadas pela chuva de granizo e os bairros mais afetados foram Austin e Cacuia


NOVA IGUAÇU - O prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, decretou neste sábado, dia 26, estado de calamidade pública em virtude das fortes chuvas que atingiram o município na noite de sexta-feira. A Prefeitura de Nova Iguaçu também está cadastrando as famílias prejudicadas pela chuva de granizo. A Secretaria Municipal de Defesa Civil registrou ocorrências em 12 bairros. Os bairros mais afetados foram Austin com 10 ocorrências, e Cacuia, com sete. Apesar do fenômeno atípico, não há registro de vítimas ou famílias desabrigadas.

Dois pontos de apoio foram montados para receber famílias desalojadas após terem residências destelhadas pelo forte vento e o granizo. Os pontos são: Igreja Assembleia de Deus (Estrada Tinguazinho, n⁰ 200, Tinguazinho, Austin), Igreja Universal (Av. Vereador Antônio Cunha, Cacuia), onde está sendo feito o cadastramento das famílias atingidas pela chuva.

Até o momento já foram feitos 500 atendimentos no Tinguazinho e 3 mil na Cacuia. Os moradores também estão recebendo plásticos para forrar alguns buracos nas telhas até que acabe o estágio de alerta máximo.

Além da Defesa Civil, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) seguem pelas ruas da cidade desobstruindo e limpando ruas e atendendo famílias que tiveram suas casas danificadas e apresentaram quaisquer outros tipos de emergências.

A cidade permanece em estágio de alerta máximo. Há previsão de pancadas de chuva moderada a forte com rajadas de vendo para a tarde e noite deste sábado. A Defesa Civil orienta que toda a população entre em contato imediato em casos urgentes pelo telefone 199 ou 3779-0660.

A Cruz Vermelha de Nova Iguaçu está se mobilizando para minorar as consequências, solicitando aqueles que desejarem ajudar com doações de roupas de cama, roupas e calçados em geral, colchonetes, telhas, lonas, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal.

“A Cruz Vermelha e a Secretaria Municipal de Assistência Social são os órgãos componentes do Sistema Municipal da Defesa Civil e pontos oficiais de arrecadação de doação dos materiais para as vítimas atingidas. Quem quiser nos ajudar com essa campanha pode enviar as doações para a nossa sede que fica localizada na Rua Bernardino de Melo, 2085 no Centro de Nova Iguaçu e para a sede da Secretaria de Assistência Social que fica na Rua Dr. Luiz Guimarães, 956, também no Centro’’, concluiu o presidente da instituição, Daniel Coelho.

Serviço:
Campanha de solidariedade
Locais de doações:
Cruz Vermelha Brasileira-Nova Iguaçu-RJ
Rua Bernardino de Melo, 2085 – Centro, Nova Iguaçu- RJ
Secretaria Municipal de Assistência Social
Rua Dr. Luiz Guimarães, 956 – Centro