De acordo com reportagem publicada pelo VGC, o áudio de vários jogadores foi captado sem o consentimento dos mesmos. Como se sabe, é preciso falar “Hey, Cortana” para ativar o sistema de gravação pelo joystick. Porém, pessoas envolvidas nesse setor afirmaram que conversas estavam sendo gravadas sem que essa ordem fosse dada.
Um funcionário disse ao site Vice que esses “acionamentos involuntários” começaram “discrepantes”, mas tudo foi crescendo de tal maneira que em um ponto já se era o que mais acontecia. O mesmo envolvido revelou ainda que a maior parte do áudio captado provinha de crianças. Ainda de acordo com a Vice, Skype e PC também foram plataformas utilizadas para essa coleta.
O que diz a Microsoft
Em um comunicado fornecido ao site, a Microsoft afirmou que tem sido aberta sobre as maneiras como usa esses áudios para melhorar os produtos habilitados por voz. Em outras palavras, a empresa ouviu sim os gamers, mas dentro das condições combinadas. Diante disso, o conteúdo captado tem por objetivo apenas a melhoria do serviço.“Há muito tempo deixamos claro que coletamos dados de voz para melhorar os serviços habilitados por voz. E esses dados são às vezes, revisados pelos fornecedores”, disse um porta-voz da empresa, que enfatiza que segue:
“Atualizamos recentemente nossa declaração de privacidade para aumentar a clareza de que as pessoas revisam esses dados como parte do processo de melhoria do produto.
Sempre obtemos permissão do cliente antes de coletar dados de voz, tomamos medidas para desidentificar trechos de voz que estão sendo revisados para proteger a privacidade das pessoas e exigimos que o manuseio desses dados seja mantido nos mais altos padrões de privacidade da lei”. conclui o comunicado.

