GENGIBRE, GERGELIM E LIMÃO:
O estudo explica que gengibre (Zingiber officinale) e o gergelim (sesamum indicum) é fortemente utilizado no tratamento de caspa e dermatite seborreica no Egito. A saber, o gengibre é um antisséptico natural destrói o fungo Malassezia globosa, principal causador da caspa. Além disso, essa raiz inibe o crescimento de leveduras, interrompe a formação dos flocos de caspa e coceiras. E por fim, seu poder anti-inflamatório garante a cicatrização do couro cabeludo.
Ao mesmo tempo, o gergelim é rico em vitamina E, complexo B e minerais como o cálcio, magnésio, fósforo e proteínas. Isso mantém a saúde do curo cabeludo e evita que a caspa volte. O limão, além de ter poder antibactericida e anti-inflamatório evita que a mistura oxide e fique escura.
Como fazer :Preparar um “suco” de gengibre fresco, usando um pedaço do tamanho de um polegar, ralado e espremido em um pano ou filtro. Colocar 2 colheres do suco de gengibre, três colheres de óleo de gergelim e 5 gotas de limão. Esfregue a mistura no couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos, em seguida lave como de costume. Usar essa mistura três vezes por semana. O limão, além de ter poder antibactericida e anti-inflamatório evita que a mistura oxide e fique escura.
VINAGRE DE MAÇÃ:
Não é novidade para ninguém que o vinagre de maçã tem alto poder sobre as caspas. Aliás, segundo o estudo, este é o produto mais antigo usado no combate da caspa. Pelo jeito, até hoje com tantos estudos da cosmetologia, ele não perdeu o seu lugar de melhor tratamento natural para caspa.
O poder antimicrobiano, anti-inflamatório e antifúngico do vinagre de maçã é essencial no tratamento da caspa e da dermatite seborreica. Um artigo publicado na Science Reporter e escrito pela Doutora em Biologia Celular Vasusharani Devanathan, revelou diversos tratamentos químicos e caseiros para caspa. Dentre eles, destaca-se o uso do vinagre de maçã no couro cabeludo.
Como fazer: Dra Vasusharani dá a receita no artigo: misture 2 colheres de vinagre de maçã para 6 colheres de água morna e aplique a mistura com um pedaço de algodão no couro cabeludo. Deixe a mistura agir a noite toda. No dia seguinte, lave normalmente os cabelos, se possível com shampoo anticaspas.